São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computador ameaça campeões de xadrez

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

O mundo do xadrez se prepara para uma revolução. A julgar pela evolução dos últimos anos, o futuro campeão mundial masculino pode ser um computador –ou uma mulher.
Em 31 de agosto deste ano, em Londres, pela primeira vez um computador derrotou um campeão mundial. A vítima foi o russo Garry Kasparov.
O autor da façanha foi Pentium Genius, software concebido na Inglaterra, que custa apenas US$ 130 (pouco mais de R$ 110,00) nas lojas especializadas em computadores.
A partida histórica ocorreu na etapa londrina do Grande Prêmio da PCA (Associação Profissional de Xadrez), composta de partidas eliminatórias, com 25 minutos de tempo de reflexão para cada jogador.
Jogando com as brancas, Kasparov não se concentrou muito, viu-se envolvido aos poucos e abandonou o jogo depois de 60 lances.
O campeão deixou a sala visivelmente abalado. O computador não reagiu.
Pentium Genius, no entanto, acabou eliminado facilmente do torneio pelo indiano Viswanathan Anand, o que mostra que a máquina ainda tem que muito o que progredir.
Se ainda não se conhece o computador capaz de ganhar o título mundial, já se sabe quem é a mulher candidata: a húngara Judit Polgar (leia texto abaixo).
Em 95, porém, o título continuará nas mãos dos homens. Atualmente há dois títulos mundiais –o da PCA, detido por Kasparov, e o da Fide (Federação Internacional de Xadrez), hoje com o russo Anatoli Karpov, 43.
No ano passado, Kasparov fundou a dissidente PCA. A Fide cassou seu título e Karpov, maior rival de Kasparov, o conquistou.
Os dois vão defender suas coroas no ano que vem.
O desafiante de Kasparov será escolhido em um "match" –partida, em inglês– entre o indiano Anand, 25, e Gata Kamsky, 20, dos EUA.
Os candidatos ao título de Karpov são Kamsky, Boris Gelfang, 26, de Belarus, e o russo Valery Salov, 30.

Texto Anterior: Zaragoza tenta se manter à frente do Barcelona, Real e La Coruña
Próximo Texto: Russo acha máquina inferior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.