São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vôlei feminino quer 'prazer' na preparação para Atlanta

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, Bernardo Rezende, vai implantar, a partir do ano que vem, a "filosofia do prazer" na preparação de sua equipe.
A iniciativa é resultado de um questionário que o técnico aplicou nas jogadoras durante a viagem ao Japão, este mês.
Rezende pediu uma avaliação do trabalho deste ano e perguntou quais eram os objetivos das jogadoras e a que sacrifícios pessoais cada uma estava disposta nesta busca.
"Houve um consenso: o objetivo é a medalha de ouro em Atlanta", afirmou.
Como as jogadoras serão submetidas a nova maratona de treinos e torneios –em 94, ficaram oito meses juntas–, Rezende quer que elas sintam prazer em trabalhar e manter a motivação em alto nível durante toda a preparação.
"Sei que vou ter de lutar contra o cansaço delas. Para isso, é preciso que o caminho seja prazeroso. Não podemos depender só do resultado final. Temos que amar o processo", disse o treinador.
O técnico viaja no final de dezembro. Vai à Itália observar o trabalho de outros treinadores, como Silvano Prandi e Bebeto de Freitas.
Bernardo Rezende também irá aos EUA, tentar um estágio no centro de treinamento de John Douillard, ex-atleta e estudioso do esporte.
A teoria do norte-americano atraiu o brasileiro. Segundo ele, haveria um estado de euforia no esportista que o levaria a se superar. Douillard crê que é possível atingir tal estado de forma voluntária.

Texto Anterior: Estadual inicia as semifinais com 4 partidas
Próximo Texto: Ida defende inovação tática e preparo físico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.