São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIBLIOGRAFIA SELECIONADA

Os Chefes (1959). Nova Fronteira. Coletânea de seis contos protagonizados por adolescentes, inclui desde 1980 a novela "Os Filhotes" (1967).

Batismo de Fogo (1963). Nova Fronteira, Brasiliense. Romance de formação, num colégio militar em Lima.

A Casa Verde (1967). Nova Fronteira. Romance, entrecruza cinco histórias que giram em torno de um bordel.

Conversa na Catedral (1969). Francisco Alves, Círculo do Livro. Sob a ótica de quatro personagens, romance aborda 30 anos da história do Peru, a partir de uma conversa no bar Catedral, em Lima.

Carta de Batalla por Tirant lo Blanc (1969) *. Ensaio sobre romance de cavalaria, clássico da literatura catalã.

História Secreta de uma Novela (1971). Nova Fronteira. Ensaio sobre a realização do romance A Casa Verde.

García Márquez: Historia de un Deicidio (1971)* . Longo ensaio sobre a obra de Gabriel García Márquez.

Pantaleão e as Visitadoras (1973). Nova Fronteira. Romance cômico sobre base militar servida por prostitutas na Amazônia peruana.

A Orgia Perpétua: Flaubert e Madame Bovary (1975). Francisco Alves. Ensaio sobre o romance Madame Bovary, de Flaubert.

Tia Júlia e o Escrevinhador (1977). Nova Fronteira, Círculo do Livro. Romance semi-autobiográfico ambientado no mundo das radionovelas.

A Senhorita de Tácna (1981). Francisco Alves. Peça de teatro em que um homem rememora personagens mortos, entre eles, a senhora do título, inspirada numa tia-avó do autor.

A Guerra do Fim do Mundo (1982). Francisco Alves. Romance inspirado na guerra de Canudos.

Kathie e o Hipopótamo (1983). Francisco Alves. Peça de teatro ambientada em Paris, nos anos 60, narra a história de amor entre Kathie e Santiago.

Contra Vento e Maré (1983). Francisco Alves. Reunião de artigos sobre Sartre, Camus, vocação literária e compromisso político.

História de Mayta (1984). Francisco Alves. Romance apocalíptico sobre violência e guerrilha no Peru contemporâneo.

Quem Matou Palomino Molero? (1986). Francisco Alves. Novela policial narra investigação do assassinato de um recruta da aeronáutica.

O Falador (1987). Francisco Alves. Romance sobre indigenista que rompe com sua cultura e se converte em índio machiguenga.

Elogio da Madrasta (1988). Francisco Alves. Novela erótica com triângulo amoroso envolvendo Alfonsito (filho), Dom Rigoberto (pai) e Lucrécia (madrasta).

La Verdad de las Mentiras (1990) *. Ensaios sobre política e cultura.

Peixe na Água (1993). Companhia das Letras. Crônica da campanha política de 1987-90, mesclada com memórias de infância e juventude.

Lituma nos Andes (1993). Companhia das Letras. Romance policial ambientado num posto da Guarda Civil cercado de terroristas e bruxaria nos confins dos Andes.
* Títulos não publicados no Brasil

Texto Anterior: Autor dará palestra no Masp
Próximo Texto: 'Llosa é um escritor clássico '
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.