São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que às vezes as pernas e braços dormem?

Eduardo Ataíde Avelino, 18, Montes Claros, MG
Gilberto Xavier, do Instituto de Biociências da USP, responde:
"O sistema nervoso recebe continuamente informações sobre todo o corpo.
"Essas informações são conduzidas sob a forma de impulsos elétricos (impulsos nervosos) que viajam através dos nervos provenientes de cada uma das partes do corpo.
"A permanência numa dada posição por longos períodos muitas vezes resulta em compressão de tecidos do organismo, com consequente insuficiência do suprimento sanguíneo para a região comprimida.
"Essa redução localizada do fluxo sanguíneo restringe a disponibilidade de glicose e oxigênio para os tecidos envolvidos, inclusive os nervos, podendo levar a um bloqueio da condução de impulsos nervosos na região afetada.
"A sensação de dormência numa parte do corpo mantida sob compressão ocorre porque o sistema nervoso deixa de receber informações dessa região devido ao bloqueio da condução nervosa.

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Viagens trazem síndromes rurais desconhecidas para metrópoles
Próximo Texto: A simetria faz a diferença
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.