São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França entrega quatro últimos prêmios de seu outono literário

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A França divulgou esta semana os vencedores de quatro de seus prêmios literários: Medicis, Chateaubriand, Quai des Orfevres e Interallié.
O prêmio Medicis ficou com o editor e escritor Yves Berger, por seu livro "Immobile dans le Courant du Fleuve" (Imóvel na Corrente do Rio), sobre uma família que vive ilhada nos confins da América do Norte tentando criar ali um paraíso particular.
O escritor austríaco Robert Schneider ficou com o Medicis para autor estrangeiro por seu livro "Frère Sommeil" (Irmão Sonho). O livro está traduzido em dez idiomas e foi adaptado para cinema por Joseph Vilmaier, tendo como protagonista o ator irlandês Daniel Day Lewis. A estréia está prevista para o próximo festival de Cannes, em maio.
O Medicis para ensaios ficou com Jerome Garcin por sua biografia de Jean Prevost, escritor francês que combateu na Resistência e que morreu após ser capturado por nazistas na Segunda Guerra. Cada premiado com o Medicis recebe cerca de US$ 865.
O prêmio Chateaubriand recompensa anualmente um autor francês que se destaque no exterior. A edição deste ano escolheu Jean d'Ormesson por seu último trabalho, "La Douane de Mer". O premiado recebe cerca de US$ 9,5 mil. Dedicado a livros policiais, o prêmio Quai des Orfevres escolheu Michel Gastine e seu "Quai de la Rapée".
O Interallié, o último prêmio de prestígio outorgado no outono francês, ficou com o jornalista Marc Trillard e seu livro "Eldorado 51", o terceiro de sua carreira de escritor.
No último domingo, haviam sido divulgados os prêmios Goncourt, que ficou com o escritor francês de origem flamenga Didier van Cauwelaert por seu livro "Un Aller Simple", e Renaudot (Guillaume Le Touze, autor de "Comme tu as Changé").

Texto Anterior: Jacarandá; Pena-chic; Skindô
Próximo Texto: Em preto e branco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.