São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mala com alça

MARIA ESTER MARTINHO

Tem gente que não troca a agilidade da motocicleta por nada. Mas quem adota um modelo sem bagageiro como meio de transporte tem que se haver com um problema básico. Como transportar algo além da roupa do corpo sem prejuízo do equilíbrio do piloto? O motociclista e terapeuta corporal José Eduwaldo Sampaio Jr. desenvolveu e lançou no mercado nacional uma mochila que "gruda" no tanque da moto. Versão adaptada de uma idéia americana, a Magnetic Bag tem tamanho médio (30 cm de altura por 22 de largura e 17 de lado), duas correias que a prendem no guidão da moto e dois poderosos imãs (de 4.700 gauss cada) que a fixam sobre o tanque. A Revista da Folha convidou os motociclistas Túlio Grespan (foto), técnico de cinema, e José Antônio "Tonhão" Ursia Prat, produtor de efeitos especiais, para passear o invento e avaliar sua utilidade. –M.E.M.

A mochila foi testada em um passeio pela av. 23 de Maio e ruas esburacadas da Vila Mariana. Túlio a testou em sua Yamaha XT 600; Tonhão, em uma Kawasaki Vulcan 500. As duas motos têm guidão baixo, o mais indicado para o uso da mochila. Ambos sentiram falta de instruções mais detalhadas sobre como posicionar a Magnetic Bag: a primeira correia, que "abraça" o tanque, ajudando na fixação, possui dois engates rápidos e é de manejo fácil; já a segunda, que se prende ao guidão, só tem um engate. Foi preciso terminar o serviço com um nó. "Ela precisa de dois engates, com regulagens diferentes", diz Tonhão. Para Túlio, só instruções ilustradas evitariam dúvidas sobre a colocação. Na etapa seguinte, a performance da mochila melhorou. Tonhão diz que, depois de fixada, ela permaneceu bem presa ao tanque, não escorregou para as laterais nas manobras e, graças à primeira correia, não "andou" em direção ao piloto. Nenhum dos dois se arriscou a desafiar as instruções que recomendam evitar carregar na mochila qualquer objeto magnético, como cartões de banco, fitas de vídeo, cassetes etc. Mas acham que o "poder" do imã gera um inconveniente: quem passa sem um cartão de banco? O tamanho foi considerado razoável, mas o design não agradou. "A original americana ainda é melhor", diz Tonhão.
ONDE ENCONTRAR: Alexandre Barros Comércio e Importação (av. Brigadeiro Luís Antônio, 3.383, centro. Tel. 887-0211). Preço: R$ 92. Moto Del Nero (r. Guaicurus, 48, Lapa, zona oeste. Tel. 872-1816). Preço: R$ 100.

Texto Anterior: AI, CANSEI!
Próximo Texto: Nosso tempo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.