São Paulo, domingo, 27 de novembro de 1994
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Vem aí a nova geração do roadster

NELSON BLECHER
ENVIADO ESPECIAL À CAROLINA DO SUL

A indústria automobilística prepara-se para reavivar a moda do roadster –o carrinho conversível de dois lugares que se tornou marca registrada da geração dos anos dourados.
A BMW recém-inaugurou uma fábrica na Carolina do Sul (costa leste dos EUA), onde produzirá seu modelo R1 a partir do segundo semestre do próximo ano.
Os primeiros lotes estão programados para chegar ao Brasil somente no início de 1996.
A Mercedes-Benz vai largar praticamente à mesma época da arqui-rival alemã com seu modelo SLK, com preço estimado em US$ 40 mil.
Também se perfilam na rampa de lançamento os esportivos das marcas Rover (que pertence ao conglomerado BMW) e Porsche Boxter.
Os novos roadsters vão enfrentar a concorrência do econômico Miata, o conversível da Mazda que, lançado em 1989 ao preço de US$ 17 mil, já vendeu acima de 150 mil unidades.
Para analistas do setor, a demanda suplantará a oferta. BMW, Mercedes e Porsche projetam comercializar de 20 mil a 22 mil unidades anuais nos EUA.
Celebrizado nos anos 50 e 60 em filmes como "A Primeira Noite de Um Homem", que mostrou Dustin Hoffman ao volante de um Alfa Romeo Spider –outro modelo que volta em nova versão–, o roadster quase desapareceu nas décadas seguintes.
O carrinho não resistiu aos rígidos regulamentos de segurança introduzidos nos EUA, o principal mercado para conversíveis.
Além disso, os modelos da época não gozavam de boa imagem mecânica. Arriscados a ver o carro enguiçar na estrada, os jovens proprietários trataram de se familiarizar com macetes escondidos no capô.
É nessa faixa de saudosistas de MG, Triumph e Austin Healey que a indústria renova sua aposta, ao preparar uma geração de veículos mais refinados em termos mecânicos e conforto na cabine.
O protótipo da BMW vem sendo testado por uma equipe que deverá retornar à fábrica em 1996, para ensinar os colegas a produzir o conversível.
A empresa não fornece detalhes de sua estrela, cuja primeira aparição pública deve ocorrer na feira Auto Show de Detroit, em janeiro próximo.
Sabe-se que o veículo vai dividir a plataforma com o modelo 318i. Motor, transmissão e suspensão traseira virão da Alemanha. O restante –de estampas a rodas de alumínios e faróis– será fornecido por 70 empresas locais.
Especula-se que o roadster custará cerca de US$ 30 mil, alcançará velocidade máxima de 200 km/h (acelerando de 0 a 100 km/h em oito segundos) e fará 10,6 km por litro de combustível.
Com peso aproximado 998 kg, o R1 será equipado com motor de dois litros de quatro cilindros, que geram 150 cv. Posteriormente, estará disponível com motor V6 de 2,8 litros.
O "berçário" do roadster é uma fábrica de tamanho equivalente a 20 campos de futebol, erguida em Spartanburg. A planta impressiona menos pela quantidade de robôs do que pelo arquitetura peculiar.
Os escritórios acarpetados –sem divisórias– foram instalados a apenas dez metros da linha de montagem. O design possibilita que operários avistem os carros que saem na ponta da montagem. O setor de carrocerias ocupa somente 60% do espaço tradicional.
Painéis espalhados pela planta possibilitam acesso às informações dos vários setores da produção.

O jornalista Nelson Blecher viajou aos EUA a convite da BMW e da Regino Import.

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