São Paulo, sábado, 3 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Posto obtém liminar e não paga o ICMS

DA REPORTAGEM LOCAL

O juiz da 11ª Vara da Fazenda Pública Estadual de São Paulo, José Maurício Conti, concedeu liminar para que o Auto Posto Santa Rita do Maringá Ltda., em Ermelino Matarazzo (zona leste da cidade de São Paulo), não pague o ICMS sobre a compra de combustíveis.
Segundo o advogado Ademar Gomes, 51, que entrou com mandado de segurança na Justiça, os postos são obrigados a recolher o ICMS (27%) antecipadamente –a chamada substituição tributária. Gomes diz que "a cobrança antecipada é inconstitucional".
O juiz determinou que a Fazenda não fiscalize o posto (bandeira Atlantic) em represália. A liminar foi concedida no dia 1º. Por se tratar de decisão de primeira instância, ela poderá ser revogada no julgamento de mérito (até lá o posto não precisa recolher o imposto).
Gomes diz que a decisão final poderá demorar até cinco anos. Embora possa ser modificada, a decisão pode servir de parâmetro para outras ações do gênero, conclui o advogado.

Texto Anterior: BC prevê companhias hipotecárias para 95
Próximo Texto: Comprovante de IR será entregue até 2 de março
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.