São Paulo, sábado, 3 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego tem baixa recorde

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A taxa de desemprego nos EUA chegou em novembro ao seu nível mais baixo desde agosto de 1990, 5,6%, graças ao crescimento das atividades nos setores industrial e da construção civil.
"Isso só comprova como essa recuperação econômica tem sido forte", comemorou o presidente Bill Clinton. Quando ele assumiu o governo, em janeiro de 1993, o nível de desemprego no país era de 7,3%.
Apesar disso, o principal instrumento de previsão da economia norte-americana, o Índice dos Principais Indicadores, registrou queda em outubro, pela primeira vez em 15 meses.
Os dados contraditórios comprovam como o país confia pouco em sua atual liderança. Embora os resultados materiais da administração sejam excelentes, as dúvidas em relação ao futuro permanecem e até se ampliam.
Só em novembro foram criados 350 mil novos empregos nos EUA. O número ultrapassou todas as previsões de especialistas. Desde janeiro de 1994, a média mensal de vagas abertas fora do setor agrícola tem sido 281 mil.
A aproximação do nível de desemprego do número de 5%, considerado por economistas como indício de pleno emprego, faz com que vários analistas prevejam novo aumento das taxas de juros para evitar aumento da inflação.

Texto Anterior: Saiba o que é o tratado
Próximo Texto: China cresce 11% assustada com inflação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.