São Paulo, domingo, 4 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crédito em dólar é melhor

DA "AGÊNCIA DINHEIRO VIVO"

As medidas aprovadas na semana passada pelo CMN não eliminaram o compulsório de 15% sobre o crédito. Com isso, os juros do giro pré continuam proibitivos.
As operações informais em dólar ou com box de opções de ouro ou de ações têm custo mensal menor: 4,26%, contra 4,80% a 5,10% do giro pré, na semana passada.
Mas o aluguel da carta de fiança, para quem não possui ações ou ouro para dar como garantia, custa entre 4% e 6% ao ano, o que eleva o custo da operação (entre 4,60% e 4,70%).
A expectativa de que a política cambial não muda após a posse de FHC favorece o crédito em dólar.
As taxas para as operações informais, oferecidas em geral por bancos estrangeiros, são de 25% ao ano mais câmbio, um custo mensal estimado de 3,90%.
A conta garantida é uma opção apenas para o curtíssimo prazo. Grandes empresas obtém taxa melhor, cerca de 0,64% mais CDI (4,74% ao mês). As menores pagam entre 1,53% e 2,84% ao mês mais CDI (5,66% e 7,03%).

Texto Anterior: Juros serão mais confortáveis em dezembro
Próximo Texto: Saiba como planejar suas compras de Natal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.