São Paulo, domingo, 4 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O MILAGRE ECONÔMICO

A fórmula do milagre não tinha por trás dela o FMI. Por exemplo, em seu relatório de 1971, o FMI criticou-a, entre outros pontos, por facilitar a convivência com a inflação no presente mas dificultar a resolução do problema no futuro.
Quais eram os pontos fracos do milagre?
(...) O principal ponto vulnerável estava em sua excessiva dependência do sistema financeiro e do comércio internacional que eram responsáveis pela facilidade dos empréstimos externos, pela inversão de capitais estrangeiros, pela expansão das exportações etc. Outro ponto vulnerável era a necessidade cada vez maior de contar com determinados produtos importados, dos quais o mais importante era o petróleo. Os aspectos negativos do milagre foram principalmente de natureza social. (...) A política econômica de Delfim tinha o propósito de fazer crescer o bolo para só depois pensar em distribuí-lo. Alegava-se que antes do crescimento pouco ou nada havia para distribuir.

Texto Anterior: GETÚLIO VARGAS
Próximo Texto: QUESTÕES ATUAIS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.