São Paulo, segunda-feira, 5 de dezembro de 1994 |
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Coleta no RJ é subestimada
NELSON BLECHER
Como o Ibope, de acordo com Ferrari, não planeja expansão dos equipamentos, o publicitário Barbará aponta o exemplo para sugerir que a Nielsen –ou qualquer outro instituto– deveria ingressar em mercados com carência de pesquisas. "Somos francamente favoráveis a que haja diversidade de fornecedores", diz Barbará. "Ocorre que São Paulo é o mercado melhor servido e haverá duplicidade de oferta". A expectativa dos anunciantes é que a concorrência entre os dois institutos poderá provocar redução nos preços das pesquisas. "O mercado está quieto. Alguns interpretam a entrada da Nielsen como uma bravata do SBT e acham que terão de gastar mais dinheiro em pesquisas". Rodrigues, da Nielsen, reconhece que a decisão do instituto de aferir audiência de TV no país foi estimulada pelo SBT, que contribuiu com US$ 1,5 milhão. "Esse mercado não tem crescido no país. Crescendo ou não, o SBT acabou dando certo impulso". (NB) Texto Anterior: Nielsen vai aferir audiência de redes e TVs alternativas Próximo Texto: Perua coreana é comparada à nacional Índice |
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