São Paulo, quarta-feira, 7 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carioca lança hoje no MIS biografia sobre os Titãs

HAROLDO CERAVOLO SEREZA
DA REPORTAGEM LOCAL

O carioca Felipe José Mendes Trotta, 25, lança hoje no MIS, às 19h, a primeira biografia do conjunto paulista de rock Titãs.
Estudante de arquitetura, Trotta é um aficionado pelos Beatles e suas biografias. Foi esse o motivo que o levou aos Titãs. Ele explica:
"Cheguei num ponto em que eu precisava entender o sucesso de uma banda do meu país para compreender o que foram os Beatles na sua época."
Trotta considera que os Titãs foram o que de melhor houve na chamada geração 80 do rock brasileiro.
O livro, "um tributo aos paulistas, que estavam precisando de um elogio", não se detém sobre os momentos mais delicados vividos pelo conjunto: a prisão de Branco Mello e Arnaldo Antunes com heroína (que terminou com a condenação de Antunes), em 85, e a saída do mesmo Arnaldo Antunes.
Trotta diz que não queria fazer um livro de bastidores, de picuinhas. "Quero ajudar a criar uma cultura musical no país."
Não ajuda muito. Seu livro amontoa frases do tipo "Nando é uma pessoa caseira, gosta de sua família, à noite sai pouco de casa e não costuma ir a lugares da moda."
O livro ficou pronto antes de "Titãnomaquia" (93), o último disco da banda, já sem Arnaldo Antunes. Trotta escreveu essa nova parte, sem dar muita atenção para a saída do roqueiro.
" 'Titãnomaquia' prova que ele não era um líder do grupo, como queria a imprensa", diz. Para Trotta, os Titãs estão passando por uma "evolução", com seus integrantes tocando projetos paralelos.
"Os Beatles não puderam administrar carreiras solo. Se os Titãs passarem por essa fase, abrirão uma porta para outros grupos."

Livro: Titânicos Caminhos - Uma Biografia Rock dos Titãs
Lançamento: hoje, às 19h, no MIS (av. Europa, 158)
Autor: Felipe José Mendes Trotta
Preço: R$ 14

Texto Anterior: FHC anuncia o liberalismo na cultura
Próximo Texto: Ingressos dos Stones estão quase esgotados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.