São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cooperativa reduz perdas

GRAZIELE DO VAL
DA AGÊNCIA FOLHA

A Holambra conseguiu reduzir de 15% para 5% o índice de descarte de pêssegos, nectarinas e ameixas, através da implantação de um programa de qualidade total.
As frutas agora são classificadas pelo próprio agricultor, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo mercado, antes de saírem da propriedade.
"O grande número de frutos desperdiçados no período pós-colheita é o maior problema da fruticultura", afirma Azevedo.
A cooperativa substituiu o sistema centralizado, que se mostrou arcaico e ineficaz, pelo método "packing house" e financiou a aquisição de máquinas de classificação, via Finame.
"A idéia é que eles próprios desenvolvam os processos de padronização, higienização, classificação e embalagem. Só assim teremos condições de garantir a qualidade e competir no mercado externo", diz Azevedo.
Na opinião do gerente de comercialização, Renato Alves, a principal desvantagem do sistema centralizado era a descaracterização da fruta do produtor.
"Quem produzia um ótimo pêssego recebia o mesmo que aquele que colhia um de péssima qualidade, porque era feita uma média entre todas as frutas".
Outra novidade, colocada em prática este ano, é que as frutas agora são embaladas em papéis de cores diferentes, permitindo a visualização dos lotes.
"Com isto, o agricultor passou a ter uma noção mais ampla, identificando o tamanho de seu produto e reconhecendo melhor os seus problemas".

Texto Anterior: Holambra colhe maior safra de pêssego ;Leilões de frutas
Próximo Texto: Vendas têm queda em novembro mas resultado do ano é positivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.