São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sorteio de vagas atinge 854 escolas de São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo realizou no último sábado sorteios para a primeira série do segundo grau 35% das 2.434 escolas do Estado.
O sorteio envolveu 561 escolas da Região Metropolitana, incluindo a capital, e 293 no interior. Ao todo, houve 344.793 inscrições –241.059 na Região Metropolitana e 103.734 no interior.
O número de inscrições não reflete o total de inscritos. Isso porque muitos alunos preencheram ficha em diversas escolas para não ficar sem vaga em caso de sorteio.
Apenas realizaram sorteios escolas que tiveram o número de inscrições maior que o de vagas oferecidas.
Quem não foi sorteado, deve retornar à escola onde se inscreveu na primeira semana de janeiro.
A diretoria informará possíveis vagas surgidas após desistências de alunos sorteados ou encaminhará à Delegacia de Ensino, que fará um remanejamento dos alunos para escolas da mesma região.
O número de inscritos superou no mínimo três vezes o total de vagas nas escolas Albino César, no Tucuruvi (zona norte de SP), Brasílio Machado, na Vila Mariana (zona sul), e Jácomo Stavali, na Freguesia do Ó (zona norte).
Na Jácomo Stavali, há 105 vagas e 1.185 inscrições, um número 11 vezes maior.
"Em 93 tivemos apenas 600 inscritos. O pessoal aprendeu a fazer inscrição em vários lugares para não ficar sobrando", disse a diretora da Jácomo Stavali, Márcia Antoniazzi Pinheiro Rosa.
Mas mesmo quem se inscreveu em diversas escolas ainda corre o risco de ficar sem a vaga.
A estudante Carina Ganote Palumbo, 14, se inscreveu em cinco escolas na zona norte e não foi sorteada. Ontem, na Albino César, disse que iria esperar o remanejamento que será feito em janeiro ou vai parar de estudar.
Na Albino César, onde pais ficaram quatro dias na fila para tentar fazer a matrícula em 93, há 700 vagas para 3.306 inscritos.
Ontem, depois de não encontrar seu número na lista de sorteados, a estudante Ariadnei Queiroz Ribeiro, 14, decidiu tentar vaga em um colégio particular.
"Ela só se inscreveu aqui porque é uma boa escola, mas como não foi sorteada vamos tentar uma particular. O que não pode é ir para uma escola ruim só porque não foi sorteada", disse sua mãe, Maria Helena Queiroz Ribeiro, 42.
A Secretaria da Educação ainda não informou o total de vagas disponíveis. Mas, de acordo com sua assessoria de imprensa, o número de inscritos até agora é "compatível com a capacidade da rede escolar de absorver alunos".
Os alunos sorteados devem fazer a matrícula entre os dias 19 e 23 de dezembro ou ficarão sem vaga. Quem não esteve na escola durante o sorteio também tem a vaga garantida até o dia 23.

Texto Anterior: Bebê de 8 dias é levado da mãe em S. Bernardo
Próximo Texto: Liminar obriga matrícula em MG
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.