São Paulo, terça-feira, 13 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vargas e Prestes Maia abriram estádio em 40

DA REPORTAGEM LOCAL

O Pacaembu começou a ser construído em 1936 e foi inaugurado em 1940 pelo presidente Getúlio Vargas. Na festa de inauguração estavam presentes também o prefeito Prestes Maia e o interventor Adhemar de Barros.
A idéia de se construir o estádio surgiu na gestão do prefeito Fábio Prado. Incentivando o projeto e gerindo verbas estavam Mário de Andrade e Paulo Duarte.
O Pacaembu foi encomendado pela prefeitura ao escritório de Ramos de Azevedo, "arquiteto/engenheiro" que desenhou o Teatro Municipal, o manicômio do Juqueri e boa parte dos casarões da avenida Paulista.
A construção do estádio aproveitou a topografia acidentada do bairro. O Pacaembu está encravado em um vale, com uma espécie de esplanada de acesso, a praça Charles Muller –onde hoje está sendo construído o "piscinão" (reservatório do Pacaembu).
O estilo arquitetônico do Pacaembu segue o proto-racionalismo germânico –desenho sóbrio que dispensa ornamentos, busca unidade nas formas arredondadas das arquibancadas e arcos do ginásio e é acompanhado por um grafismo discreto.
A cor original do estádio era o cinza.
Além das práticas esportivas, o Pacaembu sediou o Congresso Eucarístico de 1942 e o Congresso do Partido Comunista Brasileiro.

Texto Anterior: Placar terá que mudar de lugar
Próximo Texto: Pizza Hut é interditado por falta de higiene
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.