São Paulo, quarta-feira, 14 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians cansa antes que Palmeiras

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians cansa mais do que o Palmeiras nos finais das partidas. Esse comportamento físico-técnico dos finalistas foi verificado ao longo de todo o Campeonato Brasileiro.
A conclusão pode ser obtida a partir da análise do números sobre a evolução das equipes em cada momento da partida. O resultado contradiz a tese de que o Corinthians cresce no final das partidas.
O índice técnico de cada equipe é obtido pela adição, em cada intervalo de quinze minutos, dos minutos de posse de bola no ataque mais duas vezes a soma de finalizações (certas ou erradas), gols e jogadas na área adversária.
Esses dados são todos apurados pelo Datafolha.
O índice reflete o poder ofensivo de uma equipe. Ele mostra que o Corinthians cai 40% e o Palmeiras cerca de 7% nos últimos 15 minutos.
Para essa conta foram desconsiderados os acréscimos, que variam em duração de jogo para jogo.
O Datafolha calculou os índices médios para as cinco etapas do Brasileiro já disputadas (primeira fase, primeiro e segundo turno da segunda fase, quartas-de-final e semifinais).
A análise dos dados mostra que ambos os times atingem, normalmente, o máximo de poder ofensivo entre os 15min e 30 min de cada tempo.
O Palmeiras tem um comportamento mais regular durante a partida e também de uma fase para outra.
Em 19 dos 30 índices médios do Palmeiras, o valor se situou ao redor dos 20 pontos (que resultaria de, por exemplo, dois minutos no ataque, quatro jogadas na área, quatro finalizações, uma das quais convertida em gol).
Já o Corinthians é marcado pela irregularidade. Possui o ponto mais alto de todos o gráfico (33,6 pontos entre 15min e 30min do segundo tempo, na média dos dois jogos das quartas-de-final).
Tem também o índice mais baixo (oito pontos, entre 30min e 45min do 2º tempo nas semifinais).

Texto Anterior: O empate será bom para o Corinthians
Próximo Texto: Nem os corintianos duvidam que o Palmeiras é o melhor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.