São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ciro diz que escolha de Serra cria 'tensão'

DA REPORTAGEM LOCAL E DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Ciro Gomes, disse ontem à Folha que a indicação de Serra "traz uma tensão que o presidente eleito saberá administrar".
É uma alusão ao fato de que Serra é conhecido por criticar a política cambial, defendida pela atual equipe econômica.
Ciro insiste na tese da equipe, segundo a qual a relação real/dólar não é determinada pelo governo mas pela lei da oferta e da procura. Serra pensa diferente (leia reportagem nesta página), e Ciro afirmou ontem que o futuro ministro do Planejamento nem sempre fez "críticas leais" ao plano.
À tarde, ao desembarcar no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, Ciro elevou o tom da crítica: "O Serra fez críticas sérias ao Plano Real, e todo mundo sabe do compromisso do Fernando Henrique com esse plano".
Questionado sobre o temperamento de Serra, ele se recusou a responder. "Chega de confusão, vamos falar de coisas sérias".
Ciro disse que Minas terá dois ministros no futuro governo.
FHC disse ontem que não vai admitir divisão no seu futuro ministério. "Ministros que briguem entre si, trabalhem contra o governo, estarão fora da equipe", afirmou durante encontro com a bancada do PSDB.
Perguntado se era uma alusão a eventuais conflitos entre Serra e a equipe econômica, FHC respondeu que sim. O presidente eleito acrescentou, no entanto, que o recado valia para "todo mundo".
Sobre as críticas de Ciro a Serra, FHC disse: "Esta não é a posição do Malan (futuro ministro da Fazenda), do Persio (Arida, futuro presidente do Banco Central) e de todos os outros", disse FHC.
Ainda Ciro
Ciro disse também em Minas que há corrupção no Ministério da Sáude: "Está ocorrendo uma corrupção brutal lá que não está sendo apurada e isso tem me incomodado muito".
Colaborou Agência Folha, em Belo Horizonte

Texto Anterior: AGENDA DE REFORMAS PROPOSTA POR FHC
Próximo Texto: "A dor nos uniu", diz Collor sobre PC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.