São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiê tenta libertar canadenses

CLAUDIO JULIO TOGNOLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro-ministro canadense Jean Chretien chega ao Brasil no dia 27 de janeiro para negociar a libertação dos sequestradores canadenses de Abílio Diniz, Christine Gwen Lamont e David Spencer.
Chretien vai se encontrar em Brasília com o presidente Fernando Henrique Cardoso. Oficialmente, vem ao Brasil incentivar o comércio entre os dois países.
Christine e David estão na Penitenciária do Estado, no Carandiru (zona norte), desde 89. Foram condenados, cada um, a 26 anos de prisão.
A Folha apurou junto a duas autoridades canadenses que Chretien vai pedir a FHC que expulse os dois do Brasil.
Caso isso ocorresse, eles seriam colocados em liberdade tão logo chegassem no Canadá.
Documento do Ministério das Relações Exteriores do Canadá, obtido pela Folha, dá apoio ao lobby (grupo de pressão) feito pela Embaixada do Canadá junto a senadores e deputados brasileiros para que os canadenses sejam expulsos.
Marco Antonio Nahum, advogado dos canadenses, nega que o premiê venha ao Brasil tratar da expulsão. "Isso ainda não ficou acertado pelo governo canadense", disse.
A família de Christiane já gastou aproximadamente US$ 1 milhão para tentar a sua libertação. Contratou a empresa Winfreys, a maior especialista em atividades de lobby, em todo o Canadá.

Texto Anterior: Filme apresenta prisão violenta
Próximo Texto: Costinha é internado em hospital de SP; 2,5; Divisão apura crimes de trânsito em SP; Assaltantes fazem médico como refém
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.