São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme apresenta prisão violenta

SÉRGIO MALBERGIER
DA REPORTAGEM LOCAL

O drama de ser estrangeiro em uma prisão na Turquia foi relatado no filme "O Expresso da Meia-Noite" (1978). Dirigido pelo inglês Allan Parker, é baseado na história do americano Billy Hayes.
Em 1970, com 22 anos, Hayes foi detido no aeroporto de Istambul ao tentar levar 200 gramas de haxixe da Turquia aos EUA. Foi condenado a quatro anos de prisão.
O filme relata o sofrimento de Hayes diante da falta de respeito aos direitos humanos na prisão. Na época, a Turquia vinha sendo criticada por negligência no combate ao tráfico de drogas.
Hayes acabou transformando-se em bode expiatório. A 53 dias da liberdade, teve sua pena aumentada para 30 anos. Desesperado, decide fugir (pegar o "expresso da meia-noite", na gíria da prisão).
Hoje, Hayes é ator nos EUA e todo ano festeja o dia de sua fuga (2 de outubro de 1975). A Turquia ainda luta contra a imagem de país que desrespeita os direitos humanos.
(SM)

Texto Anterior: Turquia julga brasileira por tráfico
Próximo Texto: Premiê tenta libertar canadenses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.