São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria prevê alta de preços de determinados alimentos em 95

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Alguns setores da indústria de alimentos devem aumentar seus preços em 95, afirmou ontem Edmundo Klotz, presidente da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).
A tendência de aumento no ano que vem deve ocorrer em setores oligopolizados de fornecimento de material, acrescentou. Ele citou setores que usam papel, plástico, açúcar, milho e leite em pó.
"Não acho que sejam grandes aumentos", disse sem detalhes.
Klotz afirmou que o setor vem sofrendo pressões nos custos dos fornecedores de matérias-primas e embalagens e também dos fretes.
Segundo o empresário, as margens diminuíram muito e os aumentos que a indústria sofreu não foram repassados aos produtos.
"Houve uma diminuição nos lucros. Vamos ter muita empresa fechando no vermelho."
As vendas de novembro cresceram 14% em relação a outubro. Em dezembro a alta deve ficar entre 10% e 12%.
O presidente da Abia acha que a demanda por alimentos, que cresceu a partir do Plano Real, deve continuar aquecida até o primeiro trimestre de 95.
Dados preliminares da entidade indicam que a indústria deve fechar o ano com faturamento entre US$ 48 bilhões e US$ 49 bilhões –o que equivaleria a uma queda de 4,5% em relação a 93. O volume –não quantificado– deve crescer 5,5%. Isso mostra que os preços caíram, em média, 9,5%.
Klotz acredita que assim que forem computadas as vendas de produtos exportados (café e laranja), essa cifra deve aumentar.
As vendas, então, deverão se igualar às de 93 ou mesmo subir um patamar.
(FS)

Texto Anterior: Kaiser acelera acordo com Miller que quer lançamento antes da Budweiser
Próximo Texto: CEF distribui cartão magnético do FGTS; Custo da construção sobe 1,75% em S.Paulo; Ceval comercializará carnes na Argentina; Vendas da Peugeot crescem 384% em 94; Termina joint venture entre Comsat e Villares; Indústria de bens de capital cresce 13%; Cade vai investigar Classes Laboriosas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.