São Paulo, quinta-feira, 15 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turista é o novo 'pirata' de St. Thomas

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL AO CARIBE

Os pragmáticos norte-americanos não se incomodam em traçar um paralelo entre os turistas que hoje invadem St. Thomas em busca de produtos livres de impostos e os piratas que, no passado, transformaram essa ilha num paraíso comercial de artigos roubados.
Principal das Ilhas Virgens Norte-Americanas, St. Thomas é hoje o centro mercantil do Caribe.
Charlotte Amalie, a capital da ilha, é uma espécie de shopping center de produtos "duty free".
A sucessão de lojas chega a ser monótona devido à ênfase em três itens: bebidas de todas as procedências (de uísque escocês a licor israelense), jóias idem (de pedras brasileiras a Rolex) e roupas típicas e modernas.
Quem chega a St. Thomas em cruzeiro –e tem a disposição e o capital necessários para investir em jóias– deve buscar orientação ainda a bordo sobre as lojas mais, e menos, confiáveis.
Talvez você estranhe, mas como extensão dos EUA no Caribe, St. Thomas oferece aos visitantes atrativos típicos da cultura norte-americana, como Pizza Hut, McDonald's e "homeless".
Mas, se o interesse da visita for outro, dá para fugir de tudo isso. Alugue um carro ou contrate um táxi para fazer um giro pela ilha.
Em três ou quatro horas, dá para conhecer as principais atrações de St. Thomas, percorrendo tanto a costa banhada pelo mar do Caribe quanto a do oceano Atlântico.
Algumas praias merecem mais que uma olhadinha. Caso você tenha contratado um táxi, é obrigatório combinar a parada ainda no porto, antes da partida.
Magens Bay, uma vez considerada pela "National Geographic" uma das dez praias mais bonitas do mundo, vale uma pausa.
Margeada por vegetação baixa e protegida do Atlântico por uma península, Magens Bay é uma praia de areia branca de um quilômetro em forma de ferradura.
Como é rotineiro no Caribe, as águas calmas de Magens Bay são incrivelmente verdes.
Para quem planeja mergulhar, os guias de viagem também recomendam a praia de Coki Point, banhada pelo Atlântico.
As duas praias dispõem de infraestrutura para banho.
O jornalista MAURICIO STYCER viajou a convite da Sailaway.

Texto Anterior: História das ilhas começa em St. Thomas
Próximo Texto: St. Thomas tem movimento e belas praias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.