São Paulo, terça-feira, 20 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruralistas pedem troca de Andrade Vieira

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se o presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso, não substituir o banqueiro José Eduardo de Andrade Vieira no Ministério da Agricultura, a bancada ruralista pode fazer oposição ao governo.
Essa é, pelo menos, a ameaça do deputado Nelson Marquezelli (SP), que, como Andrade Vieira, pertence ao PTB. "Ele vai ver o resultado das votações da nossa bancada no Congresso", disse.
O deputado afirmou que, caso FHC não ceda, a primeira insatisfação dos ruralistas será manifestada amanhã, durante a votação do chamado "Jumbão" –pacote de projetos econômicos que será votado na Câmara.
Segundo Marquezelli, a bancada ruralista reúne 200 deputados. No último domingo, 48 deles se reuniram em São Paulo e decidiram exigir a substituição de Vieira.
O petebista diz que o futuro ministro da Agricultura tem dificultado o encontro dos ruralistas com FHC. Por isso, ele procurou ontem o governador eleito de São Paulo, Mário Covas, que teria ficado de encaminhar a reclamação a FHC.
Para o deputado, Vieira procurou o presidente eleito dizendo ter sido indicado pela bancada petebista. Segundo o petebista, seu partido não o apoiou.
O deputado acusou Vieira de ter obtido lucros exorbitantes com a inflação, a ponto de seu banco pular em poucos anos de 22 para 2.000 agências em todo o país.
Andrade Vieira quer que a comissão de ética do partido tome providências contra Marquezelli.
"Não fica bem para o partido que essas críticas sejam feitas em público", disse ele.
Na opinião do presidente do PTB, sua indicação para o Ministério da Agricultura não vai atrapalhar o relacionamento do futuro governo com os parlamentares da bancada ruralista.
Colaborou Sucursal de Brasíli

Texto Anterior: CEI provoca crise entre ministros
Próximo Texto: PSDB vai liderar investimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.