São Paulo, terça-feira, 20 de dezembro de 1994
Próximo Texto | Índice

TRT aprova tese sindical para o 13º

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

A conversão da primeira parcela do 13º salário paga no primeiro semestre deve ser feita pela URV de 30 de junho, de CR$ 2.750,00.
A decisão, contrária à lei 8.880, foi tomada ontem, por 8 votos a 2, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (Grande São Paulo e Baixada Santista).
O TRT julgou dez processos envolvendo trabalhadores metalúrgicos de São Paulo e Guarulhos, eletricitários, metroviários e empregados em centrais de abastecimento de alimentos. As empresas vão recorrer da decisão.
Votaram favoravelmente à conversão pela última URV oito juízes. Outros dois entenderam que o TRT não era foro competente para julgar a questão.
Os juízes favoráveis à conversão por CR$ 2.750,00 entendem que se fosse usado o critério da URV do dia do pagamento os trabalhadores seriam prejudicados. "O plano não acabou com a inflação e os trabalhadores não estão em situação financeira confortável", disse a juíza Wilma Nogueira em seu voto.
O juiz Nelson Nazar disse que a conversão pela data do pagamento reduz o salário do trabalhador, o que é proibido pelo artigo 7º, inciso 6, da Constituição.

LEIA MAIS
sobre a decisão do TRT na pág. 2-3

Próximo Texto: Fora do prumo ; Federação de papel ; Acusação contestada ; Pedido aceito ; Questão doméstica ; Pela isonomia ; Relações públicas ; Em associação ; Primeiros passos ; Leitura interna ; Fazendo aposta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.