São Paulo, terça-feira, 20 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU denuncia 'limpeza étnica'

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os sérvios da Bósnia continuam a promover limpeza étnica contra croatas e muçulmanos. A afirmação é de um relatório entregue a Jimmy Carter pelo escritório do Alto Comissariado da ONU para Refugiados em Sarajevo.
O documento conta em detalhes a deportação forçada de 6.000 idosos, mulheres e crianças muçulmanos de Bjeljina, leste da Bósnia, onde os sérvios tentam estabelecer uma área " etnicamente pura".
" Essas expulsões foram caracterizadas por espancamentos, pelo roubo de todos os bens, dinheiro e documentos e por ameaças à vida".
Também este ano, outros 6.600 muçulmanos e croatas foram expulsos de suas casas no norte da Bósnia. Aldeias inteiras foram tão aterrorizadas que suas populações as abandonaram. " Os homens foram forçados a trabalhar na frente de batalha, cavando trincheiras e carregando corpos. Pessoas de nível superior foram obrigadas a cavar túmulos".

Texto Anterior: Carter anuncia cessar-fogo na Bósnia
Próximo Texto: Aviões russos atacam capital da Tchetchênia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.