São Paulo, sexta-feira, 23 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enzima faz o câncer crescer, sugere estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma enzima responsável pela síntese das pontas dos cromossomos pode ser responsável pela disseminação do câncer, diz estudo hoje na revista Science.
Os pesquisadores da Universidade do Texas (EUA) estudaram essa enzima, conhecida como telomerase, que sintetiza os telômeros –espécie de tampinha que fica na ponta dos cromossomos.
Os telômeros garantem a fidelidade da informação genética durante a divisão celular. Graças a eles, o DNA das células-filhas mantêm as características que têm na célula-mãe.
A cada nova divisão celular, os telômeros vão ficando menores. Quando ficam pequenos o bastante, fica impossível haver nova divisão. Por isso, as células saudáveis têm número limitado de reproduções.
Mas as células cancerosas se dividem ilimitadamente, causando a proliferação dos tumores.
Os cientistas concluem que a atividade da telomerase acaba sendo desativada nas células normais, mas é reativada no câncer.
Segundo eles, é isso o que leva ao surgimento das células imortais que se multiplicam indefinidamente e fazem os tumores crescerem.

Texto Anterior: Oculista guarda olhos de Einstein desde 55
Próximo Texto: Proteína de reparo de DNA é molécula do ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.