São Paulo, sexta-feira, 23 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vinho protege coração e ataca fígado, diz estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Tomar vários copos de vinho por dia reduz o risco de doenças cardíacas, mas aumenta o de cirrose, diz um estudo publicado amanhã na revista The Lancet.
Dois médicos da Universidade da Califórnia (EUA) analisaram dados de 21 países desenvolvidos para entender o que chamaram de paradoxo francês.
A França, embora seja o país com a maior taxa de consumo de vinho, tem a segunda taxa mais baixa de mortalidade por doenças cardiovasculares.
Segundo o estudo, consumir mais de duas doses de bebida alcoólica por dia reduz o risco de doenças cardiovasculares, mas aumenta o de cirrose no fígado.
"Os benefícios preventivos do álcool para doenças cardiovasculares são cancelados pelo aumento do risco em outras causas de morte", escreveram Michael Criqui e Brenda Riegel, autores do estudo.
Na França, por exemplo, o consumo de álcool caiu de 18,3 litros por cabeça em 1965 para 13,1 litros em 1988. A taxa de mortalidade caiu de 94,9 por 100 mil pessoas para 71,3.
A mortalidade por cirrose caiu ainda mais, de 68,5 por 100 mil pessoas para 37,9. "Os franceses consumiram bem mais álcool do que o necessário para proteção cardíaca", disseram os pesquisadores.

Texto Anterior: Proteína de reparo de DNA é molécula do ano
Próximo Texto: PC é transferido para quartel do Corpo de Bombeiros em Maceió
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.