São Paulo, sábado, 24 de dezembro de 1994
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Consumidor antecipa compras e vendas crescem 30% neste Natal

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O comércio paulista deve vender pelo menos 30% mais neste Natal em relação a igual período do ano passado. Os shoppings lideram este movimento, com faturamento 50% maior nesta época de 94. E os consumidores, ao contrário de 93, anteciparam suas compras de final de ano através dos crediários.
"As vendas estão desacelerando desde quarta-feira passada mas ficarão em patamares maiores do que os de 93", afirma Emílio Alfieri, economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Dados da ACSP mostram que as consultas ao SPC (que mede as vendas a prazo) bateram seu recorde no dia 21 de dezembro (53,3 mil) e já começaram a cair. No dia 22, foram 50,4 mil consultas.
A explicação, diz Alfieri, é que, como as pessoas optaram pelo crediário, não era preciso esperar até a segunda parcela do 13º salário para comprar.
Nos primeiros 22 dias de dezembro de 94, as consultas ao SPC superaram em 35,04% as do mesmo período do ano passado. As do Telecheque (vendas à vista) tiveram queda de 17,1% neste mesmo período.
"Desde quinta-feira que as pessoas têm comprado principalmente miudezas. São os presentes de última hora", afirma Murad Saad, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo. Ele prevê que as vendas neste Natal serão 30% superiores às de 93.
Raul Sulzbacher, responsável pelos shoppings na Federação do Comércio de São Paulo, diz que as vendas começaram a diminuir ontem. "Ainda tem muita gente comprando, mas não são mais as aquisições volumosas de Natal."

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