São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
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SIGA OS PASSOS PARA CANCELAR UMA COMPRA

1. Escreva uma carta explicando o problema e as tentativas de solução. Coloque número da nota fiscal, especifique o produto, seu preço, a forma de pagamento etc.
2. Exija que o representante da loja assine um protocolo de recebimento ou, para ter maior garantia, envie a carta como notificação, através de um Cartório de Registro de Títulos e Documentos.
3. Se a compra foi feita através de financeira, envie também a ela a notificação. E continue pagando as prestações até a solução do problema ou poderá ser acionado judicialmente.
4. Se a compra foi feita fora do estabelecimento comercial, não é preciso haver motivo para o cancelamento, desde que ele seja feito em um prazo de sete dias.
5. O comerciante pode tentar descontar do valor a ser devolvido as despesas com correio, frete, ICMS (pago na emissão da nota fiscal) etc. Não aceite qualquer desconto.
6. Se não houver acordo, o ideal é recorrer a um órgão de defesa do consumidor, que irá ajudá-lo a resolver o problema. Os Procons, por exemplo, são uma alternativa.

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