São Paulo, domingo, 25 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contrato requer cuidados

Quem alugar uma casa no campo ou na praia deve exigir um contrato. Isso porque a locação para temporada é regulamentada pela Lei do Inquilinato (nº 8.245/91).
Saiba que seu prazo máximo de duração é de três meses. Ultrapassado esse período em 30 dias, sem manifestação contrária do proprietário, o contrato passa a ser o de uma locação residencial normal.
A lei autoriza o proprietário a receber, antecipadamente e de uma só vez, o valor do aluguel. Peça recibo deste pagamento.
O locador pode ainda exigir uma destas garantias: caução, fiança ou seguro de fiança locatícia. Geralmente, a caução é escolhida.
Nesse caso, é feito um depósito bancário (igual a um mês de aluguel, por exemplo), em nome do proprietário e do inquilino.
Findo o contrato, se tudo estiver em ordem, esse dinheiro é devolvido ao inquilino.
O contrato deve especificar ainda os móveis e utensílios e o estado em que se encontram. O proprietário pode descontar, da caução, eventuais estragos feitos pelo inquilino nesses objetos.

Texto Anterior: SIGA OS PASSOS PARA CANCELAR UMA COMPRA
Próximo Texto: Não-pagamento acarreta multa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.