São Paulo, terça-feira, 27 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lideranças levam reivindicações a FHC

DA REPORTAGEM LOCAL

A aplicação da TR sobre os empréstimos de custeio e investimento agrícolas é o principal problema a ser enfrentado por José Eduardo de Andrade Vieira, indicado ministro da Agricultura pelo presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso.
A questão está num documento entregue ao presidente eleito e ao novo ministro, na semana passada, em Brasília (DF).
Participaram da reunião os presidentes da Sociedade Rural Brasileira, Roberto Rodriques, Confederação Nacional da Agricultura, Antônio Ernesto de Salvo, e Organização das Cooperativas Brasileiras, Dejandir Dalpasquale.
Segundo o documento, a TR causará um desastre sobre a renda rural em 1995, em função do descasamento entre o custo do crédito rural e os preços agrícolas.
As lideranças pedem, ainda, que o governo antecipe soluções às notórias deficiências operacionais do governo na armazenagem da safra
Estas deficiências têm provocado perdas significativas aos produtos e desgaste público ao setor agrícola e ao governo, admite o documento.
A comercialização da próxima safra, a ser colhida em 95, será estatizada, de acordo com o documento, porque o custo alto dos financiamentos levará os agricultores a entregar grande parte da produção ao governo, através do sistema de equivalência.
Os produtores rurais querem que o governo se defina em relação ao descasamento entre preços e correção dos financiamentos agrícolas ocorrido no Plano Collor.
Quanto à política de abertura comercial, as lideranças reivindicam a eliminação do ICMS nas exportações de produtos agrícolas e ampliação dos estudos sobre a tributação compensatória nas importações subsidiadas.
O documento considera também urgente a isenção do ICMS sobre a cesta básica.

Texto Anterior: Chuvas em SP favorecem culturas da safra de verão
Próximo Texto: Marchador faz média de R$ 9 mil no "2000"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.