São Paulo, terça-feira, 27 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Navio-escola leva cursos do Senai ao Amazonas

ANDRÉ LOZANO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Os cursos profissionalizantes do Senai estão chegando aos municípios do Amazonas através de um navio-escola.
A Unidade Fluvial de Formação Profissional "Samaúma" percorre os rios amazonenses oferecendo cursos de três meses de duração nas localidades onde o acesso só é possível de barco ou avião.
O projeto, inédito na América Latina, visita três municípios do Estado por ano.
Antes da viagem do barco, técnicos do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) dirigem-se às cidades para fazer o levantamento de suas necessidades e definir o perfil sócioeconômico das localidades.
O navio-escola oferece cursos de datilografia, eletricidade, encanamento, marcenaria, mecânica de motor de barcos, corte e costura e, a partir do próximo ano, serralheria e solda.
Em 1995, o Samaúma (nome de uma árvore gigante típica das florestas inundadas da Amazônia) atenderá as cidades de Eirunepé, no rio Juruá, e Tefé e Codajás, no rio Solimões.
Equipe
O navio-escola tem uma equipe de sete instrutores e está equipado com oficinas usadas nas aulas práticas.
O diretor regional do Senai, José Augusto Roque da Cunha, afirmou que o objetivo do navio-escola é levar formação profissional aos moradores de cidades de difícil acesso na Amazônia, onde a entidade não mantém unidades fixas de atendimento.
O diretor do Centro de Ações Móveis e Comunitários do Senai, José Fernandes Hollanda, disse que o Amazonas foi escolhido para a implantação deste projeto pela extensão de sua bacia fluvial.

Texto Anterior: Suicida sofre preconceito
Próximo Texto: Amazonas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.