São Paulo, terça-feira, 27 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irmão começa a rodar em maio com Sean Penn seu primeiro filme

ELAINE GUERINI
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE DUBLIN

O irmão de Jim Sheridan, o escritor e diretor de teatro Peter Sheridan, também vai atuar como cineasta. Seu primeiro filme, que começa a ser rodado em maio próximo, será baseado na vida do escritor irlandês Brendan Behan (1923-64). Sean Penn foi o ator escolhido para o papel.
"Sempre fui fascinado por cinema. E acho que este é um bom momento para se começar a fazer filmes na Irlanda. Agora é que as coisas estão acontecendo", disse Peter, que também é o autor do roteiro. O título provisório do filme é "The Bells of Hell".
Jim Sheridan disse que não é o responsável pela entrada do irmão na indústria cinematográfica. "Estou torcendo por ele, mas não tenho nada a ver com isso. Fazer filmes é complicado e depende da força de vontade de cada um."
No teatro, os principais trabalhos de Peter foram "Shades of the Jelly Woman", "Mother of all the Behans" e "Down all the Days". Esta última peça, escrita em 1981 e baseada na vida de Christy Brown, serviu de inspiração para o filme "Meu Pé Esquerdo", de Jim Sheridan.
Peter também escreveu e dirigiu, em parceria com o irmão, a peça "The Risen People", encenada em outubro último na Irlanda. No cinema, Peter atuou apenas como ator –ele fez o papel do padre em "Em Nome do Pai".
"Acho que todo mundo que se interessa por teatro, se interessa por cinema por extensão. A diferença é que é muito mais difícil ganhar a vida fazendo peças. Se você fizer um único filme por ano, dá para sobreviver. Mas não dá para ganhar dinheiro fazendo só uma peça", disse.
As filmagens de "The Bells of Hell" –título de uma canção escrita por Brendan Behan– começam em maio. O filme será rodado em Dublin, Nova York e Paris e o orçamento é de US$ 10 milhões.
Adaptada para a tela, a história do escritor vai ganhar tratamento de comédia. "Behan era uma pessoa muito engraçada. Com muito senso de humor e uma personalidade muito forte. Eu acho que o Sean Penn vai interpretá-lo muito bem. Ele leu o roteiro e ficou entusiasmado", afirmou Peter.
Brendan Behan escreveu, entre outras obras, "The Hostage" (1958) e "Borstal Boy" (1958). Além de escritor, Behan ficou conhecido por ter entrado para o IRA (Exército Republicano Irlandês) aos 14 anos, ter passado dez anos na prisão por atirar em um policial e aparecer completamente bêbado em um programa de TV.
(EG)

Texto Anterior: Jim Sheridan está cansado da seriedade
Próximo Texto: River Droite; Semente; Pancke
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.