São Paulo, terça-feira, 27 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Índice

FHC e o combate à miséria; Emoções (1); Emoções (2); Crime e castigo; Racismo em debate; Estabilidade do funcionalismo; Trem São Paulo-Rio; Dormindo com o inimigo; O lado bom do Islã; Os sérvios; "Movimento verde"; Catástrofes brasileiras; Gráfica do Senado

FHC e o combate à miséria
"Li o artigo da professora Gilda Portugal Gouvêa. Achei-o interessante, mas não desmerece a observação de Gilberto Dimenstein, pois a última frase da professora me remete à uma celebre frase estampada na camiseta de um ex-presidente: 'O tempo é o senhor da razão'. E infelizmente foi mesmo."
Teófilo Rodrigues (São Paulo, SP)

"Excelente o artigo escrito pela socióloga Gilda Portugal Gouvêa em Tendências/Debates (26/12). Parece-me que o jornalista Gilberto Dimenstein não se aprofundou no livro 'Mãos à Obra Brasil', um programa de governo que evidencia a preocupação social do futuro governo. O fato de FHC iniciar o combate à inflação optando pela aceleração da economia, e não pela recessão tradicional dos planos de estabilização, prova que o objetivo do presidente eleito é o desenvolvimento com justiça social."
Floriano Pesaro (São Paulo, SP)

Emoções (1)
"A Telesp é fonte de grandes 'emoções', tais como: 1) não conseguir linha para se discar; 2) não conseguir discar para o interior do Estado após às 10h da manhã; 3) entrar num plano de expansão de 24 meses, pagá-lo integralmente e só receber linhas dois anos após a quitação; 4) pane na telefonia celular durante horas; 5) preço abusivo de linhas no mercado paralelo, já que não instala linhas em número suficiente. Por estas e muitas outras, só se pode concordar com o último comercial da Telesp: 'A emoção é nosso melhor resultado'. E que emoção!"
José Cretella Neto (São Paulo, SP)

Emoções (2)
"Ao receber uma conta de luz referente ao consumo de um imóvel em Caraguatatuba, fiquei admirado ao ver que a Eletropaulo havia me devolvido o valor de R$ 0,85 de uma conta anterior paga em duplicidade. O valor podemos até considerar pequeno, mas o que vale a pena ressaltar é o fato de a Eletropaulo ter devolvido o dinheiro, mostrando que em muitas vezes a honestidade e a força de vontade para o trabalho também estão nas estatais."
Hilton Fernando dos Santos (Campinas, SP)

Crime e castigo
"Estou decepcionado e preocupado com a falta de reação da imprensa no caso da autorização do presidente do STF para PC Farias cumprir pena de prisão em Maceió, onde está tendo toda a sorte de regalias, como ar-condicionado, TV, videocassete, geladeira, café feito e servido por mordomo, ceia de Natal com familiares e por certos muitos outros privilégios que não ficaremos sabendo. Desse jeito, qual o problema de ir para a cadeia?"
Aloisio de Araújo Prince (Belo Horizonte, MG)

"O que acontece com essa rede que só consegue capturar peixes pequenos enquanto os maiores escapam?"
Cassia Tiemi Fukuda (São Paulo, SP)

"Brasília, Brasil. Foi lá que um negro achou que podia ser Papai Noel. Foi lá que um procurador corajoso e sério achou que podia aplicar a justiça. E nós, por aqui, ainda acreditamos que somos uma democracia..."
Sebastião Aparecido Ferreira (Piracicaba, SP)

Racismo em debate
"Notei que a Folha tem dedicado a terceira página do caderno Mais! para discutir a questão do racismo após polêmica sobre o livro 'The Bell Curve'. Espero que o espaço não perca o fôlego com o decorrer do tempo e passe a discutir o assunto partindo da história brasileira e não do livro americano –sem xenofobia!–, a fim de que o diagnóstico seja mais preciso. A questão racial no Brasil trará algum fruto aos negros. O fruto será cínico, talvez, mas virá. É questão de tempo."
Fernando Machado da Silva (Taboão da Serra, SP)

Estabilidade do funcionalismo
"Gostaria de parabenizar o sr. Osires Lopes Filho pelo artigo 'Estabilidade é avanço da democracia' (Finanças, 4/12). Quem deseja o fim da estabilidade para o funcionalismo público ou não conhece com profundidade a questão ou é mal-intencionado."
Márcio Antônio Docema (Santa Cruz da Conceição, SP)

Trem São Paulo-Rio
"Alguém já disse que o Brasil não é um país sério. Pois bem, o governo resolveu restabelecer o tráfego ferroviário entre São Paulo e Rio. Porém, em vez de fazer tudo como era antes, com mais conforto apenas, resolve criar um trem de luxo que irá beneficiar pessoas de alto padrão econômico. É este o espírito de grandeza que caracteriza os nossos governantes em um país onde se morre de fome... Não seria melhor que fossem restabelecidos os trens diários, com primeira e segunda classes?"
Antonio Soares de Lucena (São Paulo, SP)

Dormindo com o inimigo
"Todos nós assustamos quando deparamos com um inimigo dentro de casa. É o caso da nomeação de um banqueiro para o Ministério da Agricultura. Os bancos vêm debilitando e provocando a falência da agricultura do país com juros e taxas escorchantes."
Elmiro Silva (Patrocínio, MG)

O lado bom do Islã
"Os muçulmanos brasileiros gostariam de saber por que somente as tristezas ocorridas na Argélia –caso do sequestro e morte no avião da Air France– e dos palestinos suicidas que se explodem junto com seus alvos são divulgados? Por que a facciosa e parcialíssima imprensa não divulga com a mesma intensidade de seus ataques ao Islã e aos muçulmanos o que ocorre do lado bom, do lado religioso islâmico, de suas abominações ao que não presta como pornografia e cachaça?"
Fernando Islam Al-Egypto (Rio de Janeiro, RJ)

Os sérvios
"Hoje os sérvios se levantam em defesa de sua integridade territorial. E constatamos o mal tremendo que representou para os povos da Iugoslávia o desmembramento daquele país assim como o nefasto papel desempenhado pelas potências ocidentais. Se tivéssemos no Brasil um movimento separatista, será que gostaríamos de ver aqui soldados norte-americanos apoiando a divisão entre brasileiros?"
Guaracy Gouvêa (São Paulo, SP)

"Movimento verde"
"Fiquei indignado com as afirmações do empresário Antonio Ermírio de Moraes em sua coluna (11/12), referindo-se a militantes do 'movimento verde' como 'uma legião de reclamantes (...) até recentemente, possuidores de carteirinha do partido vermelho –que se limitam a protestar e impedir a exploração dos recursos, sem nada propor no campo das soluções'. Vivemos em um país em plena democracia, e pertencer ou já ter pertencido a um 'partido vermelho' não é motivo de desabono. A maioria dos partidos brasileiros tem em seus programas preocupações e propostas para a exploração do meio ambiente. Portanto, não é cabível essa comparação."
Marcelo Luiz M. Pompêo (Botucatu, SP)

Catástrofes brasileiras
"O médico Dalton Chamone está corretíssimo ao considerar a falta de doadores de sangue um problema cultural brasileiro, mas discordo quando afirma que o Brasil nunca passou por grandes catástrofes. Lembre-se que o Brasil é o campeão mundial em acidentes do trabalho e de trânsito."
Laire de Azevedo Neto (Porto Alegre, RS)

Gráfica do Senado
"Por que a Folha não faz uma reportagem sobre a gráfica do Senado, informando sobre seu potencial, número de funcionários e quanto custa a nossos bolsos? Não seria o caso dela ser privatizada também?"
Ralph Ferreira de Barros (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Uma ocasião a favor do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.