São Paulo, sábado, 31 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Iniciamos outro tempo', diz presidente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco mostrou otimismo ao encerrar as atividades de seu governo com uma reunião ministerial realizada ontem de manhã.
"Estou certo de que iniciamos, nestes meses fortes, outro tempo nacional. Não há mais como recuar de nosso destino de justiça e grandeza", disse Itamar em pronunciamento à nação, em cadeia facultativa de rádio e TV, que durou oito minutos.
Participaram da reunião 27 ministros de um total de 59 que Itamar nomeou em 820 dias de governo. No discurso, ele citou o "troca-troca" em sua equipe.
"Ao longo do mandato, alguns ministros deixaram os seus cargos. Mas sei que procuraram servir ao país com o melhor de sua inteligência, contribuindo para os resultados que obtivemos nestes dois anos de governo. A todos manifesto o meu agradecimento", disse.
Itamar fez um apelo à nação para que dê "todo apoio ao meu sucessor" e elogiou FHC. Chamou-o de "um dos homens mais eminentes de nosso tempo" e "um dos grandes responsáveis pelos resultados que obtivemos".
Ele disse ter "profunda fé no destino de nosso país" e considerou o Brasil "a mais evoluída das civilizações tropicais".
O ministro Ciro Gomes (Fazenda) citou vários indicadores econômicos favoráveis –como um crescimento de 10% do PIB nos últimos dois anos, recordes na safra agrícola e na arrecadação da União, além da inflação em queda:
"Entregamos o governo ao presidente eleito com uma economia estabilizada, em crescimento, mais aberta e competitiva, integrada ao mundo exterior, com acréscimo de credibilidade e confiança", disse.
Na reunião, Simon deixou Itamar envergonhado com uma brincadeira sobre a possibilidade de o presidente –que tem a mesma idade dele– ter um filho.
Simon disse que o atual governo seria lembrado no futuro "pelos netos dos ministros e pelo meu filho, que tem seis meses".
Logo em seguida, Simon emendou: "E quem sabe, pelo filho do presidente". Todos os ministros riram. O clima descontraído prosseguiu quando Simon, ao comentar as dificuldades de se escolher uma equipe de trabalho no governo. "É um desgaste filho da mãe." Novos risos.

Texto Anterior: Darcy Ribeiro se recupera da pneumonia
Próximo Texto: Leia a íntegra do discurso de Itamar na reunião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.