São Paulo, sábado, 31 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santillo falta e alega doença

SILVANA DE FREITAS
WILLIAM FRANÇA

SILVANA DE FREITAS; WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Henrique Santillo (Saúde) abandonou o cargo antes de terminar o governo Itamar Franco. Ele foi o único dos 28 ministros que estava ausente à reunião de ontem com Itamar.
Esse foi o desfecho de uma crise iniciada pouco tempo depois de Santillo assumir o ministério, em 30 de agosto de 93. Ele, que não tinha a simpatia de Itamar e da equipe econômica, acabou no ministério na cota do PP (Partido Progressista).
Ontem de manhã, antes da reunião, Santillo mandou um assessor justificar a sua ausência com um telefonema ao chefe do cerimonial do Planalto, Marcus de Vincenzi. Disse que estava doente.
A Folha apurou que, no momento da reunião, Santillo saiu de casa, em Anápolis (GO), com roupa esporte e dirigindo seu carro.
Em Brasília, sua secretária Lúcia Helena disse que ontem à tarde já não haveria expediente no Ministério da Saúde.
Crises
O principal efeito da rejeição a Santillo dentro do governo foi a crise do atendimento hospitalar. Houve redução dos repasses de verba aos hospitais conveniados ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Sem voz ativa, Santillo levou a própria Federação Brasileira de Hospitais a negociar verbas diretamente com a área econômica.
Desde o começo, Santillo enfrentou críticas de desperdício de verbas e denúncias de corrupção do próprio Itamar. Teve de enfrentar uma "intervenção branca" da equipe econômica para investigar fraudes nas guias de internação.
Na Secretaria de Vigilância Sanitária, a CEI (Comissão Especial de Investigação) chegou a apurar suposto esquema de corrupção que envolveria o secretário-executivo do Ministério, Dioclécio Campos Júnior, e seis funcionários.
Todos foram afastados e respondem a inquéritos administrativos. A Polícia Federal abriu inquérito.
Pressionado pelo PP, Itamar teve de enfrentar indiretamente o problema em vez de demitir o ministro –como se pensou em pelo menos três momentos.

Texto Anterior: Leia a íntegra do discurso de Itamar na reunião
Próximo Texto: Filhas de presidente desistem de viajar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.