São Paulo, sábado, 31 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso tem má avaliação; expectativa é positiva

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

O brasileiro faz uma péssima avaliação dos deputados e senadores que estão encerrando seus mandatos, mas abre um relativo voto de confiança nos novos parlamentares.
Para 42% dos pesquisados pelo Datafolha, os novos deputados e senadores terão desempenho "ótimo/bom", embora apenas 16% apliquem idêntico conceito aos que estão deixando suas funções.
A rejeição aos atuais parlamentares não se distribui da mesma forma pelo país. É maior do que a média nacional (37% de "ruim/péssimo") nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Fica exatamente na média em Santa Catarina, Bahia e no Distrito Federal e abaixo dela nas demais seis unidades federativas em que se fez a pesquisa.
São os goianos os mais otimistas com o novo Congresso: 55% deles esperam um desempenho "ótimo/bom".
Também em Brasília, há uma expecatativa positiva da maioria absoluta dos pesquisados (51%), enquanto no Paraná o número é pouquinho menor (50%).
Os cariocas e os pernambucanos são os mais descrentes. Só nesses dois Estados, a porcentagem dos que apostam em desempenho apenas "regular" supera a dos que esperam atuação "ótima/boa" dos novos congressistas.
Por preferência partidária, o otimismo maior surge entre os adeptos do PFL. São 55% os pefelistas que esperam um novo Congresso com desempenho ótimo ou bom.
É o único grupo de pesquisados, com simpatias partidárias declaradas, em que a maioria absoluta aposta no otimismo.
Entre os eleitores de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), 46% esperam um bom desempenho do Congresso.
Os que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e em Leonel Brizola (PDT) são os mais pessimistas: 16% de cada um deles apostam em um novo Congresso com atuação ruim ou péssima.
O Datafolha ouviu 14.151 pessoas em 403 municípios, nos dias 12, 13 e 14 passados.

Texto Anterior: Eleitor aprova Itamar mas prefere Sarney
Próximo Texto: Nasce 4º maior bloco econômico do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.