São Paulo, sábado, 31 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ágio do Corsa diminui R$ 1,4 mil em um mês

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ágio na compra do Corsa 1.0 diminuiu no final do ano. O carro é vendido agora por R$ 10.600,00, em média, no mercado paralelo.
No início do mês o "popular" da GM custava, em média, R$ 12 mil, ou seja, R$ 1.400,00 a mais. O ágio, que chegou a atingir 50% há três meses, caiu para cerca de 25% do preço de tabela (R$ 8.500,00, com opcionais).
A General Motors produziu e vendeu à sua rede de concessionários 7.445 Corsa 1.0 no mês passado. Mas esses carros não são encontrados nas lojas da marca.
Segundo os revendedores, os Corsa entregues pela fábrica estão sendo destinados aos grupos de consórcio.
O novo campeão do ágio é o Gol 1.0 Plus, da Volkswagen. Ele custa na "boca" R$ 12.500,00, em média, ou seja, 47% acima da tabela.
É difícil encontrar o modelo até no mercado paralelo. Em novembro, a Volkswagen produziu apenas 2.999 unidades do seu novo "popular".
O Gol 1.000, o modelo antigo, teve uma pequena redução em seu preço médio (de R$ 9.500,00 para R$ 9.300,00). Na tabela custa R$ 7.243,00.
O Mille ELX quatro portas, da Fiat, é vendido por R$ 11.100,00, o que dá um ágio de cerca de 30%. O Hobby 1.0, da Ford, é oferecido por R$ 9.800,00, em média, no mercado paralelo.
"O preço do popular zero quilômetro caiu cerca de 6%, em média, desde o início de dezembro", afirma Renato Ferreira da Silva, gerente da Autoline, empresa que reúne informações sobre compra e venda de veículos em 650 revendas do Estado de São Paulo.
Segundo Silva, apesar da queda de preço, há menor oferta de "populares". Os lojistas não estariam comprando os carros por causa da falta de financiamento para efetuar a revenda.
Usados
O comércio de carros usados é o mais afetado pela falta de crédito. "O volume de vendas e os preços continuam em queda", afirma Avelino Teixeira Jr., presidente do Sindiauto (sindicato dos revendedores de carros usados).
Ele prevê que o mercado continue parado até que o governo reabra os financiamentos "pelo menos em 12 meses".
Mas o preço do Gol, por exemplo, também caiu. Um modelo CL 91, que valia R$ 10 mil no início do mês, estava sendo vendido quinta-feira por R$ 8.500,00.
Um Voyage CL 1.6, ano 90, que valia R$ 9.500,00 no dia 2, era oferecido quinta-feira por R$ 7.500, ou seja, R$ 2.000,00 a menos.
Segundo os revendedores, os importados usados são os que resistiram melhor à desvalorização. Mas a oferta desses modelos ainda é pequena no mercado.

Texto Anterior: Habitação e transportes seguram índice
Próximo Texto: México quer fazer novo pacto social
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.