São Paulo, sábado, 31 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Silvestre instala cones na chegada

DA REPORTAGEM LOCAL

A São Silvestre, principal prova de rua da América Latina, completa 70 anos com a preocupação de evitar problemas na chegada.
No ano passado, o etíope Fita Bayesa errou o percurso, seguindo o carro da TV, e permitiu a vitória do queniano Simon Chemwoyo.
Na última Maratona de Nova York, o mexicano German Silva, cometeu o mesmo erro, mas, ainda assim, chegou em primeiro.
"Jornalistas, por favor fiquem de fora", apelou German, em tom de brincadeira.
Os organizadores mostraram ontem um vídeo com o final da corrida de 93 para que o problema não se repita.
A partir da entrada na av. Paulista, haverá um funil de cones conduzindo à chegada.
O atleta Agberto Guimarães estará no local para ajudar qualquer corredor que ameaçar tomar o caminho errado.
História
A primeira São Silvestre foi disputada em 1925. A prova foi criada pelo jornalista Cásper Líbero, que se inspirou na maratona da Olimpíada de Paris, que ele havia assistido em 1924.
O trajeto das primeiras edições era escolhido anualmente pelo próprio Cásper Líbero, que dirigia o jornal "A Gazeta Esportiva".
Em 1925, venceu Alfredo gomes, atleta do Clube Espéria, que percorreu 8 km em 23min10. Se inscreveram 60 atletas, mas só 48 apareceram para a largada, sempre na av. Paulista.
A partir de 1945, a São Silvestre passou a ser internacional. Até então, só brasileiros competiam.
As mulheres só foram admitidas na São Silvestre em 1975, em homenagem ao Ano Internacional da Mulher, instituído pela ONU.
Após a fase internacional, o Brasil ganhou cinco vezes a prova masculina (45, 46, 80, 83 e 85) e jamais venceu a feminina.
Nos últimos seis anos foram feitas diversas modificações, entre as quais a inversão do sentido do percurso, a separação das provas masculina e feminina. Em 1989, a prova foi disputada pela primeira vez à tarde.
A ampliação do percurso para 15 km, em 91, teve a finalidade de atender as especificações da IAAF (Federação Internacional de Atletismo Amador), podendo assim fazer parte de seu calendário.
Participam da prova cerca de dez mil corredores (70% homens).

Texto Anterior: Bicampeão, queniano chega hoje para dormir e correr
Próximo Texto: Saiba quem foi São Silvestre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.