São Paulo, sábado, 31 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi São Silvestre

DA REPORTAGEM LOCAL

São Silvestre, o santo que empresta seu nome à principal prova de rua do Brasil, não passou à história por nenhuma ligação especial com o esporte.
Venerado como santo, Silvestre 1º foi papa de 314 a 335. Durante o seu longo papado, o Cristianismo teve um período de grande expansão.
O papa é conhecido por ter, segundo a lenda, convertido e batizado Constantino 1º, o primeiro imperador romano cristianizado. A conversão é um marco da história cristã.
A conversão teria sido um agradecimento de Constantino a Silvestre 1º, que milagrosamente teria curado o imperador de lepra.
Comprovadamente, Silvestre 1º teve participação importante no Concílio de Nicéia, que condenou a doutrina do arianismo, considerada herética.
Ele conseguiu elevar o status do cristianismo e a autoridade papal, apesar de o imperador manter o controle sobre os principais assuntos eclesiásticos.
Sua memória litúrgica é celebrada no dia 31 de dezembro, provavelmente a data de sua morte, ocorrida no ano 335 em Roma, sua cidade natal.
Suas relíquias foram levadas no ano de 762 para a igreja de São Silvestre em Capite, na capital italiana.
Ainda há dúvidas sobre porque o jornalista Cásper Líbero, criador da corrida de rua paulista, escolheu a noite de São Silvestre.

Texto Anterior: São Silvestre instala cones na chegada
Próximo Texto: Mexicano venceu prova em NY
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.