São Paulo, sábado, 31 de dezembro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo prepara minissérie sobre cinema

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

A Rede Globo está planejando produzir entre janeiro e setembro um longo documentário sobre os cem anos do cinema.
Como o programa se dividirá em capítulos, ganhou o nome de "minissérie jornalística" nos bastidores da emissora.
O ex-diretor geral do "Fantástico", José-Itamar de Freitas, é o responsável pelo projeto, que nasceu há pouco mais de três meses.
Por enquanto, não existem definições sobre o tamanho da minissérie. Especula-se que terá 12 ou 16 capítulos, cada um com 60 minutos de duração. Entrariam no ar em outubro, quatro vezes por semana, às 22h30.
O conteúdo do programa também está indefinido. Há muitas idéias na berlinda. Pensa-se, por exemplo, em usar os primeiros capítulos do documentário para relembrar as origens do cinema.
Outros capítulos retratariam gêneros de filmes, como musicais, faroestes e dramas políticos.
A minissérie reservaria mais dois ou três capítulos para falar exclusivamente de cineastas e atores que se destacaram nos últimos cem anos.
Quanto à produção cinematográfica brasileira, a Globo já decidiu resgatá-la durante o programa. Só não sabe se em um único capítulo ou se no decorrer de toda a minissérie.
O documentário vai revelar ainda os bastidores de filmes que se tornaram clássicos. Para tanto, a emissora abriu negociações com grandes estúdios norte-americanos e europeus, que detêm os direitos das imagens.
Retrospectiva
A Globo pretende exibir outra minissérie jornalística em 95. Trata-se de uma retrospectiva dos acontecimentos que marcaram os últimos 30 anos no Brasil e no mundo.
A escolha do número 30 não é aleatória. Em abril, a emissora completa exatamente três décadas de existência. Quatro meses depois, põe a retrospectiva no ar.
O jornalista Pedro Bial vai apresentá-la. Serão 12 ou 16 capítulos, que se dividirão em blocos temáticos: da revolução sexual à onda ecológica, do fanatismo religioso às drogas, violência urbana, guerras, informática, medicina, corrupção e consumo.
A minissérie deverá ocupar a faixa das 22h30 e mobilizar os principais repórteres da Globo.
Entre os profissionais já escalados, estão Paulo Henrique Amorim, Fátima Bernardes, Glória Maria, Renato Machado, Carlos Dornelles, Hermano Henning e Luís Fernando Silva Pinto.

Texto Anterior: Deus dá sentido à beleza do mundo
Próximo Texto: Ampliação do museu do Prado começa em 97
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.