São Paulo, domingo, 6 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globais preocupados com a silhueta lotam agenda de mago das vitaminas

LUIZ CAVERSAN
DIRETOR

O maior sucesso da Globo não está no horário nobre. Ou melhor, até está, dissimulado na boa forma das atrizes Arlete Salles e Joana Fomm. Na verdade, o atual xodó de nove entre dez globais preocupados com a silhueta também estava –e como!–, em "Renascer". Sim, nas formas sensuais de dona Patroa, personagem de Eliane Giardini que deixou a condição secundária de mulher do coronel mau para conquistar lugar entre os protagonistas da novela.
As três atrizes integram a longa lista de fãs de Francisco Magaldi, ex-professor de educação física, especialista em nutrição e auto-denominado condicionador estético-esportivo.
Aos 41 anos, Chico Magaldi é ele mesmo um exemplo da eficácia de seu tratamento. Físico invejável, pele de bebê e disposição à toda prova, comanda uma equipe de médicos, estetas e psicólogos para fazer com que seus clientes percam peso, ganhem vitalidade, pele bonita, cabelos saudáveis. E, naturalmente, mais vontade de viver.
O segredo de Magaldi é o seguinte: após longa experiência com condicionamento físico à base de suplementação alimentar, ele se interessou pela medicina ortomolecular e a fitoterapia (tratamento com ervas).
A medicina ortomolecular, conforme explica Constantino Jr., 28, médico da equipe de Magaldi, foi introduzida na terapêutica pelo químico norte-americano Linus Pauling. Busca restabelecer o equilíbrio orgânico combatendo com substâncias antioxidantes (principalmente vitaminas) os chamados radicais livres.
Atomos instáveis, os radicais livres surgem no organismo naturalmente ou por causa de fatores externos –poluição, gordura, conservantes, metais pesados, estresse. Destróem substâncias importantes, como proteínas, causando problemas de saúde. Mal comparando, combatê-los seria como impedir um metal de enferrujar. Quando a molécula perde a oxidação, rejuvenesce, retardando o processo de envelhecimento.
Vitaminas, condicionamento físico e ervas de eficiência terapêutica cientificamente comprovada compõem a receita de Magaldi. Resultado mais visível do tratamento, a perda de peso não é o objetivo principal.
"A eliminação da gordura é um efeito colateral do processo", diz. "Se você elimina os radicais livres do organismo, coloca rins, intestinos e fígado para funcionar bem e mantém uma atividade física, não há como não perder peso".
Mas a questão não é só esta –os astros globais que o digam. "Quando eu comecei a trabalhar em 'Renascer"' –lembra Eliane Giardini– "não gostava de mim mesma no vídeo. Resolvi procurar o Chico. Além de perder 4,5 kg em um mês, passei a viver um processo de rejuvenescimento. Tudo começou a mudar: pele, cabelo. O autor da novela, Benedito Ruy Barbosa, percebeu o processo e começou a explorá-lo."
Guardadas as proporções, as experiências são semelhantes. Paulo Betti teve de emagrecer mais –era bem magro– e ficar forte para se adequar ao personagem Carlos Lamarca, que intepreta num filme em produção. As fórmulas e exercícios de Magaldi mudaram totalmente o perfil corporal do ator, criando uma musculatura antes inexistente.
O veterano Antônio Petrin, 55, é outro entusiasta das fórmulas de Magaldi. "O Chico foi um achado. Eu emagreci sem me sacrificar e minha capacidade física melhorou 100%. A aparência também melhorou muito, a ponto de muita gente perguntar se fiz plástica." No quarto mês de tratamento, não pensa em abandonar. "Hoje eu tenho uma disponibilidade física que definitivamente não tinha. Isto é muito bom".
As experiências se sucedem e como segredo é coisa rara no meio artístico, hoje Magaldi tem em sua agenda um rol de nomes de fazer inveja a qualquer cast de emissora. Por seu consultório na Barra da Tijuca (zona sul do Rio) passam nomes como Maria Zilda, Claudia Alencar, Cristiana Oliveira, Fábio Assunção, Tereza Rachel, Elba Ramalho, Luciana Braga, Tereza Seiblitz, Renée de Vielmond, Joana Fomm, Lucinha Lins, Claudio Tovar. Sem falar de empresários, políticos e socialites de várias estaturas. Consulta com Magaldi, só para o fim de março. Quem espera garante: vale a pena.

Texto Anterior: Bandeirantes põe elenco de pornochanchada no Carnaval!
Próximo Texto: Carnaval visto pelo cinema; U2 em apresentação da turnê 'Zooropa'; Novo seriado em sinal aberto; A trajetória de Carmen Miranda; Trilhas sonoras no 'Cine MTV'; Alguns sucessos de Carnavais passados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.