São Paulo, terça-feira, 8 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mais dinheiro; Doce recorde; Sucrimex; Febre aftosa; Testes ;Condenação; Baby beef; Algodão; Pressa

Mais dinheiro
O ministro da Agricultura Synval Guazzelli acertou no último dia 2 a liberação de US$ 327 milhões para o setor agrícola. Cerca de 70% do dinheiro será utilizado para adquirir os produtos vinculados aos EGFs remanescentes da safra 91/92.
Doce recorde
O porto de Santos deve bater este ano novo recorde de exportação de açúcar. No ano passado foi exportado de Santos 1,7 milhão de toneladas de açúcar. A previsão para 94 é de cerca de 2 milhões.
Sucrimex
A perspectiva coincide com o interesse da organização francesa Sucrimex, que quer oferecer tecnologia e equipamentos aos produtores brasileiros.
Febre aftosa
O Ministério da Agricultura passará a divulgar mensalmente o resultado de testes de qualidade realizados com as vacinas contra aftosa disponíveis no mercado.
Testes
No ano passado, foram submetidas a testes as vacinas dos laboratórios da rede privada Bayer (RS), Irfa (RS), Pfizer (SP), P. Moore (SP), Rhodia (SP), Sarsa (CE) e Vallé (MG), e do governo, Lara de Campinas (SP).
Condenação
Foram condenados 10,3 milhões, ou 6%, dos 175,4 milhões de doses fabricadas. Motivo: não atendiam ao controle de qualidade.
Baby beef
Por decisão do Departamento de Defesa Agropecuária, os bezerros de até quatro meses, até agora excluídos da vacinação contra aftosa em São Paulo, passam a ser vacinados a partir de março.
Algodão
O secretário da Agricultura, Roberto Rodrigues, faz campanha contra o "vermelhão". Ele recomendou aos Institutos Biológico e Agronômico e à Defesa Vegetal que intensifiquem os estudos da anomalia.
Pesquisa
Os pesquisadores alertam que as respostas podem tardar ou mesmo nunca aparecer, como é o caso de uma praga que atacou o algodão na Argentina nos anos 80.
Pressa
A necessidade de uma resposta rápida é salvar as lavouras, orientar os agricultores para substituir as lavouras atacadas por outras culturas e assegurar o plantio da próxima safra sem riscos de que a doença se repita.

Hoje, excepcionalmente, deixamos de publicar as colunas RADAR e AGENDA.

Texto Anterior: Técnica atinge 87% de eficiência
Próximo Texto: Pecuária de corte rumo à modernização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.