São Paulo, domingo, 13 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brechas na lei; Leão avalia; Vontade própria; Período maior; Revisão possível; Depois das cinzas; Lugar garantiddo; Valor de troca; Perda de tempo

Brechas na lei
Para escapar do IR, a indenização paga pelo Pão de Açúcar ao ex-ministro Bresser Pereira escorou-se no artigo 6.º da lei 7.713, de 1988.
Leão avalia
A indenização de Bresser foi também calculada em dispositivo da CLT que prevê um salário atual por ano trabalhado. No caso, o equivalente a cerca de US$ 20 mil foi multiplicado por 25 anos.
Caberá à Receita analisar se isso isenta a retenção do IR na fonte.
Vontade própria
A pedido da própria empresa, o Banco Central decretou a intervenção no consórcio Nasser de Curitiba.
Criada em 1971, a empresa chegou a ter 70 mil consorciados. Hoje tem US$ 27,9 milhões em pendência de bens a ser entregues.
Período maior
Cláudio Afif Domingos, do Sindicato das Seguradoras de São Paulo, diz que a redução dos roubos de carros em dezembro e janeiro não impede o aumento de 35% em média nos custos dos seguros de automóveis.
Afirma que nos cálculos atuariais leva-se em conta a estatística dos últimos doze meses.
Revisão possível
Afif Domingos ressalva, no entanto, que se a tendência de queda nos roubos for confirmada nos próximos três a seis meses as seguradoras deverão rever seus preços.
Depois das cinzas
Empresários do Paraná fazem protesto na quinta-feira contra a corrupção, excesso de tributos e demora no andamento da revisão constitucional.
Lugar garantido
Com a saída de Renan Calheiros da Petroquisa, a Dow Química retoma assento na vice-presidência do Conselho de Administração da Petroquímica Triunfo.
A Dow é representada por seu advogado Eduardo Muzzi.
Valor de troca
Os cinco ex-diretores da Telepar afastados pela Justiça de Curitiba por suspeita de corrupção conseguiram liminar de reintegração.
Como os cargos já foram ocupados, eles tentam agora trocar a reintegração pelo salário do mês em que ficaram fora da estatal.
Perda de tempo
Uma pesquisa do Banco Mundial sobre o setor de máquinas e equipamentos no Brasil dá uma medida do custo, para as empresas, do excesso de regulamentação.
O estudo constatou que 22% do tempo dos executivos e de 4% dos empregados são perdidos em atividades burocráticas para atender a regulamentos do governo.

Texto Anterior: A descoberto; Sem privilégios; Com horizonte; Por hipótese; Garantia maior; Emprego vitalício; Público e privado; Mau sinal
Próximo Texto: Se o presidente atacar a nova fantasia...
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.