São Paulo, quinta-feira, 17 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Timbalada e Daniela fazem arrastão da ressaca

BOB FERNANDES
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR

Às 11h da Quarta-feira de Cinzas, com enfermeiras, médicos, cirurgiões e pacientes assistindo nas sacadas do Hospital Sanatório Espanhol, na Barra, foi dada a partida para a última grande atração do Carnaval baiano. A Timbalada de Carlinhos Brown, reforçada por Daniela Mercury –a grande estrela ao final de uma semana de festa–, saiu da Barra com mais de 2.000 pessoas para o arrastão da ressaca. Duas horas depois, timbaleiros e timbaletes produziriam a grande imagem do Carnaval.
Espontaneamente a princípio, e incentivados por Brown em seguida, timbaleiros e foliões deixaram a avenida Oceânica e ocuparam o Morro do Cristo. Por dez minutos a multidão, aos pés do Redentor, ensaiou passos e gestos da coreografia timbaleira. Na avenida, o caminhão de Brown, isolado, com Daniela Mercury, músicos e a cantora Patrícia Gomes no vocal. No morro, de costas para o Cristo e o mar, milhares de braços erguidos e corpos balançando em compasso com os timbaus erguidos para o céu. Depois de tocar Vivaldi a Timbalada se dispersou em Ondina, às 15h.
A Secretaria do Meio Ambiente monitorou os decibéis todos os dias. Vinte e sete trios elétricos excederam os 110 decibéis. Os trios "Banda Inter" e "Internacionais" foram os campeões do barulho atingindo, um e outro, as marcas de 126 e 120 decibéis, o que corresponde a um Boeing decolando.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, com 100 decibéis –limite máximo concedido aos trios pela secretaria– já existe o risco de surdez súbida e perda irredutível de parte da audição. Criador há 40 anos, junto com Dodô, do trio elétrico, Osmar é hoje um homem quase surdo.
Há quatro meses, o inventor do trio procurou o secretário do Meio Ambiente, Juca Ferreira, para registrar uma queixa: contra poluição sonora do bairro de Pituaçu, onde mora. Sobre os decibéis a mais do Carnaval, diz Osmar: "A guerra deve ser musical, não tecnológica".

Texto Anterior: Encontro de trios na Bahia reúne 200 mil
Próximo Texto: Rosas é campeã e Vai-Vai foge do rebaixamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.