São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUT volta a homologar, mas com ressalvas

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

Em reunião realizada ontem, a CUT decidiu orientar os cerca de 2.136 sindicatos filiados a voltarem a homologar as rescisões de contrato de trabalho, mas com ressalvas. "Toda a documentação orientando deve chegar às entidades até terça-feira", afirmou o presidente da CUT, Jair Meneguelli.
A central resolveu voltar a fazer as homologações em função da mudança no enunciado 330 do Tribunal Superior do Trabalho, feita no último dia 9. "A mudança deixa explícita no enunciado a possibilidade de ressalva", diz o assessor jurídico da CUT, Raimundo Teixeira Mendes. Antes da mudança, segundo ele, se o sindicato homologasse a rescisão do contrato, seria difícil para o trabalhador recorrer à Justiça questionando os valores pagos e ganhar.
A CUT orienta que seja feita uma ressalva padrão –um carimbo–, cujo modelo ela vai enviar aos sindicatos, além de ressalvas específicas para cada parcela (aviso prévio, horas-extras etc.). "As entidades que tiverem dúvidas devem encaminhar as rescisões de contrato às Delegacias Regionais do Trabalho", disse Teixeira.
A central orienta ainda que, nos acordos coletivos, seja feita uma cláusula dizendo que as homologações só valem para os valores efetivamente pagos e portanto permitem contestação futura na Justiça de quantias devidas ao trabalhador.
Teixeira destaca que o enunciado 330 não vale para o FGTS. "O enunciado violou o artigo 18, parágrafo 3º, da lei 8.306/90, do FGTS", disse. Segundo ele, a lei deixa claro que, na rescisão do contrato de trabalho homologada pelo sindicato, só estão quitados os valores expressamente pagos, mas não necessariamente todo o FGTS devido.

Texto Anterior: Economista toma posse em nova diretoria
Próximo Texto: Abras defende dolarização e tablita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.