São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Banco Central liquida o Consórcio Nasser

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Banco Central liquida oConsórcioNasser
O Banco Central determinou ontem a liquidação extrajudicial de um dos consórcios mais conhecidos em todo o país, o Consórcio Nasser. Com sede em Curitiba, a empresa também tinha uma grande atuação na cidade de São Paulo.
O principal motivo da liquidação foi um rombo equivalente a US$ 18 milhões nas contas do consórcio, sem possibilidade de cobertura. O rombo, por sua vez, foi gerado por um enorme índice de inadimplência entre os consorciados.
A partir da série de planos econômicos inaugurada pelo Cruzado, em 1986, um número crescente de consorciados deixou de pagar as prestações. Aqueles que deixaram de pagar, mas chegaram a retirar o bem, serão cobrados pelo liquidante nomeado ontem pelo BC, Rui Ferreira da Costa.
Além disso, informa o BC, havia um número elevado de bens pendentes de entrega. Os compromissos de regularização assumidos formalmente pela administração do consórcio não vinham sendo cumpridos.
As justificativas do BC para liquidar o Consórcio Nasser incluem ainda rateio irregular de rendimento de aplicações financeiras e registros contábeis inconsistentes e inadequados.
Por causa da liquidação, o BC também determinou ontem a indisponibilidade de bens do ex-administrador do consórcio, Miguel Nasser Filho.

Texto Anterior: Volvo e Renault anunciam "divórcio"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.