São Paulo, sexta-feira, 18 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patinadoras dão "gelo" no 1º treino em comum

ANDRÉ FONTENELLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Patinadoras dão "gelo" no 1.º treino em comum
Foi um anticlímax o primeiro treino das patinadoras norte-americanas Tonya Harding e Nancy Kerrigan no mesmo rinque. As duas se ignoraram olimpicamente nas duas sessões em que dividiram a pista de treino de Hamar. Era a primeira vez que treinavam juntas desde que Nancy foi atingida com uma barra de ferro em janeiro deste ano. Tonya é acusada de ter planejado o ataque.
Cerca de 300 jornalistas assistiram ao treino. Havia aproximadamente 150 seguranças, cinco vezes mais que o normal. O motivo: duas ameaças contra as patinadoras chegaram por telefone a Lillehammer. Ambas procediam dos EUA. Numa delas, um homem disse que sabia "como impedir Tonya de participar dos Jogos". "Deus me agradecerá", acrescentou. "Nós, noruegueses, não estamos acostumados com isso", queixou-se um membro da organização dos Jogos.
Ao contrário do que prometera antes de embarcar para a Noruega, Tonya não abraçou a rival. As duas se cruzaram apenas uma vez, mas sequer se olharam.
Tonya chegou à primeira sessão de treino nove minutos depois de Nancy e saiu dez minutos depois. Parecia nervosa e apertava a mão do fisioterapeuta da equipe. A "rival diabólica", como a vem chamando a imprensa, está contundida no tornozelo direito, o que pode prejudicar seu desempenho na prova dos dias 23 e 25. Além disso, Tonya sofre de asma e interrompeu o treino algumas vezes com acessos de tosse. Sofreu duas quedas durante o treino, contra somente uma da rival. Esta se deu ao luxo de dar um giro no ar na frente de Tonya, que estava de costas. Na segunda sessão, as duas pareciam mais tranquilas.
Nancy recebeu ontem um telegrama de apoio enviado pelo 'quarterback' dos Dallas Cowboys, Troy Aikman, campeão deste ano do Super Bowl do futebol americano. Ela treinou seu programa com a música do filme "Fernão Capelo Gaivota", enquanto Tonya ensaiou com o tema de "Parque dos Dinossauros".
As duas haviam se encontrado anteontem, pela primeira vez desde o atentado, na Vila Olímpica. Cumprimentaram-se e mais tarde posaram –uma em cada ponta– para a foto oficial da equipe dos EUA. Os chefes da delegação vêm tentando, sem sucesso, convencer o Comitê Olímpico Internacional a deixá-las treinar separadamente.
O Comitê anunciou que vai colaborar na reconstrução das instalações dos Jogos de Inverno de Sarajevo (Bósnia), disputados em 1984, assim que termine a guerra que arrasa a cidade.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Saída alternativa
Próximo Texto: Rússia e Noruega disputam a liderança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.