São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antártida pode virar santuário para baleias

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Comissão Internacional de Baleias (CIB) vai discutir nas próximas semanas a criação de um santuário na Antártida para oferecer proteção permanente a espécies em extinção. Um grupo de trabalho de 20 países se encontrará na ilha de Norfolk (Austrália) durante quatro dias para estabelecer recomendações para o santuário.
"A idéia é que o grupo de trabalho fará recomendações para o próximo encontro anual em Puerto Villarta, México, em maio", disse Martin Harvey, porta-voz da CIB. O grupo de trabalho foi criado na conferência anual do ano passado. O santuário foi proposto pela França há dois anos para oferecer mais proteção às baleias do que a atual proibição imposta à caça comercial no Hemisfério Sul.
O Japão é o único país que continua a matar baleias na Antártida, como parte de um programa de pesquisas científicas que permite que sejam capturadas 300 baleias minkes por ano. Segundo Harvey, a Rússia teria admitido que os números referentes à caça nos últimos 40 anos foram falsificados pela então União Soviética.

Texto Anterior: Droga aplicada contra câncer de mama pode causar tumor no útero
Próximo Texto: Droga contra artrite ataca mal de Alzheimer; Marcapasso elimina tremores de Parkinson; China poderá lançar um satélite australiano; ONU quer mais cortes na emissão de gases; Nove russas treinam para longo vôo espacial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.