São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga aplicada contra câncer de mama pode causar tumor no útero

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisadores holandeses descobriram que uma droga normalmente usada para combater o câncer de mama –o tamoxifen– aumenta o risco de câncer no endométrio, a camada que reveste o útero. Os resultados da pesquisa são publicados na edição de hoje da revista médica britânica "The Lancet"."Nossos resultados sustentam a hipótese de que o uso de tamoxifen aumenta o risco de câncer no endométrio", escreveu na revista a pesquisadora Flora van Leeuwen, do Instituto do Câncer da Holanda. Por telefone, a pesquisadora disse à Folha que quanto mais tempo as pacientes usam a droga, maior se torna esse risco: com dois anos de uso, ele dobra; com cinco anos, triplica.
"Mas os benefícios no combate ao câncer na mama ainda são muito maiores. É bem melhor usar a droga do que ficar sem ela", afirmou a holandesa, que estudou quase 400 pacientes, 98 tratadas com tamoxifen. Segundo ela, a pesquisa foi feita porque o medicamento está sendo usado nos EUA e no Reino Unido para prevenir o câncer de mama em pacientes que são geneticamente predispostas ao câncer de mama. "Em mulheres sadias, a equação é bem diferente do que nas que já tem câncer na mama", afirmou Van Leeuwen.
Nesses casos, a pesquisadora sugere que seja feita uma avaliação particular. "O uso da droga deve variar de acordo com o risco de câncer na mama. Se o risco de ter câncer na mama for, por exemplo, 20 vezes maior que o do câncer no útero, deve-se usar o tamoxifen." A droga é um hormônio antiestrogênico, que estimula o crescimento do endométrio.

Texto Anterior: Fertilização britânica tem preço em óvulo
Próximo Texto: Antártida pode virar santuário para baleias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.